João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.26ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
UFPB abre 80 vagas para tratamento destinado a pessoas que convivem com ansiedade
16/08/2022 / 16:08
Compartilhe:

Para identificar o potencial dos óleos essenciais com a aromaterapia no tratamento da ansiedade, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento, abriu 80 vagas para pessoas interessadas em participar do tratamento.

O número de pessoas que sofrem com a ansiedade vem aumentando a cada dia e o programa quer identificar a diferença dos tratamentos naturais com os medicamentosos. A ansiedade é uma das principais queixas dos usuários da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde, ao lado da depressão e das síndromes de somatização. O transtorno de ansiedade é considerado o segundo fator mais incapacitante na maioria dos países das Américas segundo a Organização Pan-Americana de Saúde.

Atualmente o tratamento para a ansiedade utiliza-se de medicamentos ansiolíticos, que
são eficazes em reduzir os sintomas, mas que apresentam efeitos adversos como sedação,
dependência, tolerância e outros, o que não ocorre com os óleos voláteis, por isso têm se
intensificados os estudos de tratamento alternativo com essas substâncias.

Para participar do estudo, o(a) voluntário(a) precisa residir em João Pessoa, ter entre

18 e 30 anos, não ser alérgico a odores/aromas, não ser dependente químico ou estar utilizando medicamentos ansiolíticos, antidepressivos e narcóticos, e precisa estar convivendo com os sintomas psicológicos (pensamentos ansiosos e preocupados) e fisiológicos da ansiedade (palpitação, tensão, sudorese, falta de ar ou insônia) por pelo menos 30 dias.

As inscrições encerram no dia 15 de agosto e os interessados devem preencher o formulário no endereço aqui e aguardar o contato dos pesquisadores para agendar a triagem. Para mais informações o telefone/whatsapp é: 083 99832 8652.