João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 34.47ºC
IBOVESPA 128134.76
Euro 5.5508
Dólar 5.108
Peso 0.0058
Yuan 0.7071
UFPB abre processo seletivo com vagas para estudantes regulares que desejam mudar de curso
08/10/2022 / 08:20
Compartilhe:

O edital para o processo seletivo de reopção de cursos de graduação, da modalidade presencial (PSRC 2022.2), destinado a selecionar estudantes regulares que desejam mudar de curso, foi publicado nesta quarta- feira (05), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PRG). Os candidatos devem se inscrever no período de 13 a 18 de outubro. Estão sendo ofertadas 320 vaga.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, de modo virtual, no ambiente do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com a PRG, essa é uma modalidade de ingresso exclusiva para alunos de cursos presenciais de graduação da UFPB. Essas vagas ofertadas são vagas ociosas, decorrem de cancelamento de vínculo, de abandono de curso e vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, por exemplo. O ingresso dos candidatos selecionados e classificados nesse Processo se dará somente no período letivo 2022.2.

Conforme o edital, a reopção de curso só poderá ser concedida uma única vez e só poderá ser realizada entre cursos da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato. Além disso, a chamada dos candidatos classificados para as vagas de reopção de curso só será feita uma única vez, não havendo lista de espera.

Requisitos

Para se inscrever no PSRC 2022.2, o candidato deve possuir vínculo ativo e matrícula regular no curso de origem (ou seja, o aluno deve estar matriculado em componente curricular no período correspondente ao pleito); possuir carga horária integralizada na UFPB de, no mínimo 12% e no máximo 50% da estrutura curricular a qual esteja vinculado, na data da inscrição; não ter atingido 50% do prazo mínimo para a integralização do currículo do curso ao qual está vinculado, na data da inscrição, excluídos os trancamentos regimentais e períodos suplementares; e possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 na data da inscrição.

Música

Não haverá prova para os candidatos aos cursos ofertados, exceto para aqueles que desejarem concorrer aos Cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura). Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Música serão submetidos à prova de conhecimento específico, que será realizada no dia 18 de novembro de 2022.

Para os candidatos vinculados ao curso de Licenciatura em música que solicitarem reopção para o curso de Bacharelado em Música, na mesma habilitação (instrumento ou canto), na área de práticas interpretativas, serão dispensados os exames de conhecimentos específicos em música e, nesse caso, todas as subáreas (instrumentos ou canto) serão oferecidas como possibilidades para reopção.

Para candidatos vinculados ao curso de Bacharelado em Música que solicitarem reopção de Curso para o curso de Licenciatura em Música, na mesma habilitação (instrumento ou canto), na Área de Práticas Interpretativas, serão dispensados os exames da prova de conhecimentos específicos em música e, nesse caso, todos os instrumentos serão oferecidos para reopção.

Para candidatos oriundos de outros cursos que não sejam de Licenciatura em Música ou de Bacharelado em Música, serão exigidos três exames da prova de conhecimento específico em música. Todos os detalhes constam no edital.

A partir do dia 25 de novembro de 2022, a PRG divulgará, no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br, o Resultado Preliminar dos candidatos classificados no Processo Seletivo de Reopção de Curso (PSRC-2022.2), e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 14 de dezembro de 2022.

Informações da Assessoria