João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.53ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1043
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
UFPB oferece 150 vagas em minicurso gratuito da felicidade
18/10/2022 / 06:29
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para a 2ª edição do minicurso “A Felicidade está aqui”, cujo objetivo é auxiliar os participantes na recuperação do sentimento de bem-estar e na readequação social pós-pandemia da covid-19 de uma forma mais tranquila, por meio do trabalho de aceitação e desenvolvimento emocional.

Ao todo são ofertadas 150 vagas gratuitas voltadas para a comunidade acadêmica e para o público em geral. As inscrições são realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O minicurso é realizado pelo projeto de extensão “UFPB no Combate à Covid-19: prevenção/redução dos efeitos na saúde mental causados pela pandemia através do ensino da felicidade”, coordenado pela professora Liana Filgueira, vice-reitora da UFPB e docente do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira (DTS) do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).

A capacitação será dividida em 2 módulos. O Módulo I terá início no dia 16 de novembro, às 19h, no auditório da Superintendência de Ensino a Distância – Sead (próximo à Reitoria), e finalizará no dia 07 de dezembro. Já o Módulo II está previsto para ocorrer em fevereiro de 2023. A carga-horária total do minicurso é de 40 horas.

Psicologia positiva

O trabalho segue a corrente da psicologia positiva que estuda a ciência do bem-estar. Para a psicologia positiva a sensação de bem-estar pode ser obtida através de práticas como gratidão, mindfulness (meditação de atenção plena), desenvolvimento da resiliência, reconhecimento dos valores e outras habilidades conhecidas como soft skills.

“Emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido (propósito) e realização são os fundamentos da psicologia positiva. A partir desses 5 elementos nós podemos aumentar em nós a sensação de bem-estar e nos sentirmos mais felizes. É importante observar que o sentimento de felicidade já está em nós, não precisamos criá-lo. O que vamos fazer é encontrar o caminho que nos leva a ele. A felicidade não significa estar sempre alegre, mas estar bem em qualquer situação, inclusive nas situações desafiantes e incômodas sem estar se culpando e se angustiando”, comentou a professora Liana.

O conteúdo do minicurso trata de assuntos como conceito de felicidade e bem-estar, teoria das emoções, noções de neurociência aplicada ao entendimento das emoções, noções e práticas de mindfulness, psicologia positiva, comunicação não violenta, propósito, valores e força de caráter entre outras habilidades que auxiliam as ações no dia a dia.

Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis no perfil de Instagram @afelicidadeestaaqui.