João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.99ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
UFPB ofertará 744 vagas em 76 cursos de graduação na segunda edição do SiSU 2023
01/06/2023 / 13:28
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ofertará 744 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) de 2023. Desse total, 352 estão destinadas à ampla concorrência e 392 são reservadas para cotas. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (31) pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) no termo de adesão à segunda edição do SiSU 2023.

Há vagas em 76 cursos de graduação em todos os campi da instituição, localizados nas cidades de João Pessoa e Santa Rita (campus I), Areia (campus II), Bananeiras (campus III) e Rio Tinto/Mamanguape (campus IV).

Os cursos com o maior número de vagas nesta seleção, considerando os quatro campi, são: administração (55 vagas), agroindústria e ecologia, ambos com 54 vagas, química (35 vagas) e direito (29 vagas).

Além das vagas reservadas às cotas, a UFPB dispõe também de bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residem no estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente ensino médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas, ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) no estado da Paraíba.

Os candidatos que decidirem pela bonificação estadual terão direito ao acréscimo de 10% à nota final obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, o candidato que optar pela bonificação não poderá concorrer às vagas reservadas às cotas.

“Apenas os estudantes que concorrem na modalidade de ampla concorrência é que podem fazer uso da bonificação de inclusão estadual”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel.

Ainda de acordo com a professora, o edital da segunda edição do SiSU na UFPB, definindo regras, prazos e documentos a serem observados pelos candidatos, será publicado em breve.

“Não temos ainda a data exata, mas estamos atentos às publicações do Ministério da Educação porque, assim que o MEC lançar o edital geral da segunda edição do SiSU, faremos a publicação do nosso edital específico”, explicou.

O calendário acadêmico do período 2023.2 ainda será objeto de apreciação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPB).