João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 30.79ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
UFPB promove bate-papo com elenco da peça ‘Vau da Sarapalha’
18/08/2021 / 19:51
Compartilhe:

O elenco da peça “Vau da Sarapalha”, dirigida por Luiz Carlos Vasconcelos, participa de live promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta sexta-feira (20), às 18h30. O bate-papo é organizado pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), do Campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

A transmissão ocorrerá via Google Meet e vai contar com a presença dos artistas Escurinho (sonoplastia/produção musical), Nanego Lira (Primo Argemiro), Everaldo Pontes (Primo Ribeiro), Servilio Gomes (cachorro Perdigueiro Jiló) e Soia Lira (Negra Ceição). Todo o diálogo será intermediado pelos professores Jucinaldo Herculano Pereira, do Programa de Pós-graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), e Fábio de Sousa Dantas, do Departamento de Ciências Básicas e Sociais (DCBS).

Segundo o professor Fábio Dantas, o objetivo do encontro é articular alguns pontos do processo de criação literário/artístico, que passa do texto original “Sarapalha” (Conto de Sagarana), de Guimarães Rosa, à montagem da peça Vau da Sarapalha, até o trabalho laboratorial dos atores, na construção cênica de seus personagens.

“Esperamos que seja uma proveitosa conversa, com muita espontaneidade crítica e reflexão acerca da imensurável contribuição que estes artistas levaram para a dramaturgia paraibana e nacional”, destacou Fábio.

O professor Jucinaldo Herculano comentou sobre a importância do apoio que a universidade vem oferecendo. “É fundamental que a UFPB, como uma instituição pública, que congrega um dos principais redutos intelectuais de nosso Estado, viabilize divulgação e apoio para que eventos como este se fortaleçam”, destacou.

Com o elenco da Companhia Paraibana de Teatro Piollin, o espetáculo “Vau da Sarapalha” teve sua primeira turnê em meados de 1992 e é consagrado pelos inúmeros prêmios e participações em festivais internacionais.

O ‘Teatro Piollin’ é uma escola de dramaturgia paraibana, que desenvolve projetos com crianças, jovens e públicos de todas as idades, desde os fins da década de 1970, e que já revelou inúmeros atores para o Brasil inteiro.