João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.36ºC
IBOVESPA 119582.93
Euro 5.7955
Dólar 5.3959
Peso 0.006
Yuan 0.7438
Universidade recebe evento com capacitações gratuitas na área de energia solar
31/10/2023 / 10:27
Compartilhe:

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai receber, no estacionamento do prédio do Centro de Tecnologia (CT), a Eco Smart Tour GoodWe, etapa João Pessoa, projeto da empresa Good We, referência no setor de energias renováveis. A iniciativa itinerante está percorrendo 10 cidades brasileiras para oferecer treinamentos gratuitos na área de energia solar, em uma carreta expositora que gera e armazena energia limpa.

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB é parceiro da ação e, de acordo com o professor Euler Macedo, diretor do CEAR, o centro foi o responsável por prospectar a vinda do caminhão da Eco Smart Tour GoodWe para João Pessoa, com o objetivo de proporcionar para o público em geral uma oportunidade para capacitação.

“Para o segmento de energia elétrica, em especial o de energia solar, é muito importante estarmos conhecendo as tecnologias mais atuais do mercado, para formar nossos alunos, e disseminar o conhecimento para a sociedade”, afirmou o diretor do CEAR.

A “EcoSmart Tour GoodWe” oferecerá treinamentos gratuitos em energia solar, com atividades teóricas e práticas, e abordará tópicos essenciais para instaladores e integradores de sistemas solares fotovoltaicos. Os participantes aprenderão sobre a tecnologia dos inversores GoodWe FV, a importância de soluções contra incêndios para prevenção de acidentes, as recentes atualizações no Inmetro quanto aos inversores híbridos, a transição energética, e outros tópicos sobre armazenamento de energia.

O treinamento gratuito consiste em um módulo de quatro horas, sendo duas turmas por dia, nos horários das 13h30 às 17h30 e 18h às 22h. A capacitação será na própria carreta, que possui uma sala de aula com capacidade para atender cerca de 25 pessoas. Os interessados já podem realizar as inscrições de forma online.

Na carreta expositora todos os sistemas apresentados serão conectados a um sistema de geração e armazenamento on-grid e híbridos funcionais, proporcionando aos participantes uma experiência realista.

Para o professor Euler Macedo, é importante poder proporcionar para os alunos do CEAR o contato com a tecnologia do mercado atual. “Trazer esse tipo de equipamento e permitir o contato de nossa comunidade acadêmica com grandes fornecedores é super importante, e faz com que haja uma diferenciação na formação, à medida que o nosso engenheiro em formação sabe o que é adotado no mercado, ele consegue direcionar as escolhas de especificação em projetos, sempre buscando otimizar o resultado final”, afirmou o docente.