24.1 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
21.5 C
Brasília

Vacinação Covid-19: 210 mil doses de imunizantes já foram aplicadas na Paraíba

A campanha de vacinação contra a Covid-19, desde que começou na Paraíba, está ocorrendo de maneira escalonada. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já recebeu 343.380 doses das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca e 210 mil doses dos imunizantes foram aplicadas na população alvo vigente. Até o momento, 157.102 pessoas já receberam a primeira dose da vacina. O grupo prioritário da fase atual é idosos acima de 75 anos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, a Paraíba já recebeu seis remessas de vacina e a SES distribuiu os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente e 100% da população alvo de indígenas, idosos institucionalizados, portadores de deficiência institucionalizados, população acima de 90 e 80 anos. Ela explica que o esquema vacinal é de duas doses, sendo o intervalo entre a primeira e a segunda dependendo do laboratório fabricante.

Leia Também

“Nós temos dois laboratórios fornecedores até o momento. A vacina do Instituto Butantã, que é a CoronaVac, tem o intervalo entre as doses de 28 dias. Após 15 dias da Dose 2, a pessoa vai estar imunizada. A Astrazeneca, que é a vacina do laboratório Fiocruz, tem o intervalo entre elas de 90 dias e também após 15 dias da Dose 2 a pessoa deve estar imunizada”, explica.

A coordenadora reforça que, para ter a imunidade completa, é necessário tomar as duas doses no tempo oportuno. “Estamos percebendo que a adesão da população está caindo. É muito importante estar com o esquema vacinal completo para se atingir a imunização das pessoas, principalmente dos idosos, que é a população que apresenta a maior mortalidade pela doença”, pontua.

Além disso, ela ressalta que não se deve relaxar nas medidas de prevenção como o uso da máscara, a lavagem das mãos ou uso do álcool em gel e no distanciamento, evitando as aglomerações. Isiane Queiroga afirma ainda que uma nova remessa de vacinas foi enviada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10) para ampliar a cobertura dos idosos de 75 a 79 anos. Serão mais 26.620 doses para atender a 30% do público alvo vigente. Na mesma entrega, os municípios receberão 16.390 doses para aplicar a Dose 2 de quem recebeu a vacina na semana de 15 a 19 de fevereiro. Com isso, a SES terá distribuído até esta quinta-feira (11) um total de 368.898 doses dos imunizantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde morava em Cabedelo. A informação...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#