26.1 C
João Pessoa

VARÍOLA DOS MACACOS: Paraíba segue sem casos confirmados e suspeitos

Segundo a Secretaria, quem apresentar sintomas da varíola dos macacos deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar emergência internacional pela varíola dos macacos, a Paraíba segue sem casos confirmados e suspeitos da doença.

Segundo a Secretaria, quem apresentar sintomas da varíola dos macacos deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber os primeiros atendimentos e encaminhamentos.

Leia Também

A decisão da OMS em declarar emergência internacional pela varíola dos macacos ocorre  por causa da expansão da transmissão da doença e o potencial risco de contaminação. As autoridades foram acionadas a aumentar o monitoramento em torno da varíola dos macacos.

A varíola dos macacos já chegou a 75 países, inclusive no Brasil. São 13 estados brasileiros e o Distrito Federal com a doença, sendo 438 casos em São Paulo, 86 no Rio de Janeiro e 33 em Minas Gerais. Ao redor da Paraíba, Pernambuco tem 3 casos, Rio Grande do Norte tem 2 e Ceará também registra 2 casos.

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida de animais para humanos. Foi registrada pela primeira vez em 1970 em humano e, normalmente, o vírus fico restrito à África, mas, agora, se espalhou pelo mundo, com surto confirmado em maio deste ano. Entre os sintomas estão dor de cabeça, dores musculares, linfonodos inchados, febre, arrepios e erupções cutâneas, que são os ‘caroços’ visíveis na pele. Os cuidados são semelhantes aos tomados contra o coronavírus: distanciamento, higiene das mãos, máscara e outros.

 

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

LULA X BOLSONARO: Veja quem foi o mais votado na enquete F5 em possível segundo turno

O período eleitoral começa no dia 15 desse mês, e, muitos eleitores ainda não sabem em quem votar, outras pessoas já têm a absoluta certeza...

NAS REDES SOCIAIS: Levantamento mostra desempenho de pré-candidatos ao Governo da Paraíba

O Governador e pré-candidato na disputa pelo Governo do Estado da Paraíba, João Azevedo (PSB), é o postulado com maior influência nas redes sociais,...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#