João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 21.93ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Viva Usina traz Elon, um dos grandes destaques da atual música paraibana
26/10/2023 / 14:25
Compartilhe:

O Viva Usina traz na sua programação, neste final de semana, uma programação cultural diversificada com performances, apresentação circense e o show do cantor Elon, um dos grandes destaques da música paraibana atual. O evento, que acontece na Usina Cultura Energisa, em João Pessoa, tem entrada franca e também vai contar com a já tradicional feirinha criativa e gastronômica.

Performance

As apresentações começam na sexta-feira (27), às 20h, no Palco Bonde, com a performance ‘Sonhos de Chegar: Interlúdio de Uma Travessia Migrante’, dos artistas Fabiana Carneiro e ZEBB. A obra é uma interação de poemas e corpo em movimento com projeções e sonoridades performadas ao vivo, que reproduzem episódios de tom onírico e traduzem a itinerância dos artistas. É um espetáculo onde a letra desenha a voz, a voz desenha um corpo em movimento e este, por sua vez, inscreve expressões do espírito, demonstrando afetos de dois artistas em migrância. A classificação é livre.

A música de Elon

No sábado (28), às 21h, na Sala Vladimir Carvalho, o cantor e compositor Elon apresenta seu show homônimo, experimentando sonoridades globais com sua musicalidade nordestina. A estética pop deste projeto abraça a sua poesia pautada por narrativas sobre amor e liberdade. O show, totalmente autoral, pretende envolver o público com um repertório dançante e trata-se de uma celebração da diversidade.

A música de Elon tem como ponto de partida o cancioneiro popular do alto sertão paraibano, assim como também a poética de uma vivência “queer” sertaneja. Sua singularidade está no diálogo de suas raízes no sertão da Paraíba com a música do mundo, tendo a partir desse lugar (geográfico e de fala), construído um trabalho representativo.

Neste projeto, totalmente autoral, ele conta com a participação de uma banda que conta os beats de Hugo Limeira, Ingrid Simplício no baixo, os synths de Adrielly Oliveira, a guitarra de Samuel Dreher e Cassicobra na percussão.

Grupo Circense

No domingo (29), às 16h, na Sala Vladimir Carvalho, o trio Cacunda Brincante traz o espetáculo ‘É nessas horas que dá vontade de jogar tudo pro alto que agradeço por ser malabarista’. Formado por Igor Freire dos Santos, Gabriel José Bortolani e Leandro Pedro da Silva, o grupo é especializado em malabarismo, equilibrismo, música e contação de histórias. A apresentação é uma obra do circo contemporâneo, sendo o malabarismo o locutor de uma história composta pelos diversos ritmos, danças e folguedos populares brasileiros. A classificação é livre.

Feira Criativa e Gastronômica

De sexta (27) a domingo (29), das 16h às 22h, na área externa da Usina Cultura Energisa, você poderá conferir o Dia Verde, um evento multicultural que trabalha economia, aspectos sociais e ambientais. A iniciativa tem o objetivo de oferecer atividades culturais com princípios de sustentabilidade, ocupando espaços de convivência e áreas de lazer, os ressignificando em áreas criativas e pontos estratégicos para o desenvolvimento econômico e geração de renda.

Artes Visuais

E se você gosta de arte visual, não deixe de visitar a exposição ‘Viva Nordeste’, da artista Zona (Amanda Laíza), que fica em cartaz até o dia 5 de novembro, na Galeria Alexandre Filho. A mostra é um painel que celebra a essência da cultura regional, trazendo composição visual lúdica e enaltecendo toda potencialidade, cores, texturas e riqueza do Nordeste. Através da intervenção com painel artístico de grafite live painting (pintura ao vivo), ela traduzirá elementos da cultura regional, do bioma territorial e da arquitetura histórica além das simbologias que consagram os sagrados.

O projeto Viva Usina é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.