26.1 C
João Pessoa
23.9 C
Campina Grande
18.5 C
Brasília

ZIKA, DENGUE E CHIKUNGUNYA: João Pessoa inicia campanha de combate às arboviroses nesta quarta

A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta quarta-feira (11), a campanha ‘Xô, Aedes’, em combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a exemplo de dengue, zika e chikungunya. A mobilização inclui um conjunto de ações envolvendo vários serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi, o objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a população sobre o seu papel na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. “É um trabalho que deve ser realizado em conjunto, então é muito importante que o cidadão também faça a sua parte”, afirmou.

Leia Também

Dentro da campanha, serão realizadas atividades educativas envolvendo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde na orientação à população sobre o combate ao mosquito; trabalho de conscientização dos pacientes que chegam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com arboviroses; intensificação do Disque Dengue e a criação de uma comissão intersetorial formada por agentes ambientais, representantes de construtoras, igrejas e outros setores.

Disque Dengue – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença.

Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número 3214-5718, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou enviar mensagem via WhatsApp para o número 98654-6377, de segunda a sábado, das 8h às 19h.

Prevenção – De acordo com orientações da Vigilância Ambiental de João Pessoa, alguns cuidados são importantes para a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, como fechar lixeiras e possíveis depósitos de água como potes, tambores, filtros, tanques e caixas d’água; preencher os pratos de plantas com areia ou lavá-los semanalmente; lavar os bebedouros de animais domésticos; cobrir piscinas; tapar e limpar ralos; manter as calhas sempre limpas; manter os sacos de lixo fechados e secos até seu recolhimento; não jogar lixo em terrenos baldios, etc.

Reunião – Na última segunda-feira (9), a SMS participou de uma reunião com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Secretaria Estadual de Saúde (SES) para apresentar as ações que estão sendo adotadas pelos gestores para combater, prevenir e tratar as arboviroses em João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito forró e reunir gente de...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Inscrições para o SiSU 2022.2 começam nesta terça-feira (28); Paraíba tem mais de 4,9 mil vagas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente ao segundo semestre de 2022, começam às 0h desta terça-feira (28) e seguem até...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#