A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma nova lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações na cobertura assistencial durante o 1º trimestre.
A relação, apresentada nesta segunda (27), abrange 70 planos de 8 operadoras de convênios médicos em todo o país.
O cancelamento faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores, divulgando resultados trimestralmente. As reclamações recebidas pela ANS se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
A cada trimestre, as operadoras são reavaliadas e, aquelas que deixarem de apresentar risco na assistência à saúde, são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações.
Segundo a agência, a proibição da venda começa a valer a partir desta quinta-feira (30). “Se receber oferta para adquirir um desses planos, denuncie à ANS”, diz a entidade em nota.
Operadoras atingidas com a decisão:
- UNIMED VERTENTE DO CAPARAÓ – COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA
- UNIMED NORTE/NORDESTE-FEDERAÇÃO INTERFEDERATIVA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO
- AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A.
- UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO
- ESMALE ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAUDE LTDA.
- SANTO ANDRÉ PLANOS DE ASSISTENCIA MÉDICA LTDA.
- BIOVIDA SAÚDE LTDA.
- SAÚDE BRASIL ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA.
Clique para conferir a relação detalhada dos planos com comercialização suspensa