João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.4ºC
IBOVESPA 124474.36
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Alemanha oferece “Green Cards” para estrangeiros, veja os requisitos
13/09/2022 / 12:59
Compartilhe:

A Alemanha é um dos países que estão tentando encontrar mão de obra no exterior a fim de impulsionar sua economia. Nesta situação, o país está inclusive ajudando os estrangeiros que procuram normalizar seu status migratório.

Neste sentido, as autoridades alemãs estão tentando acelerar os procedimentos para os interessados na naturalização, bem como autorizar a dupla cidadania com o objetivo de atrair mão de obra estrangeira que atenda aos requisitos necessários para trabalhar legalmente na Alemanha.

Segundo o ministro alemão do Trabalho, Hubertus Heil, existem ameaças de escassez de mão-de-obra. “Para muitas empresas, a busca de mão-de-obra qualificada é uma questão existencial”, disse ele.

Assim, o governo alemão começaria a emitir um documento semelhante ao “Green Card” americano, que tem a função de regularizar os estrangeiros residentes no país europeu e permitir que eles também paguem impostos.

A Federação das Associações Alemãs de Empregadores da Indústria Metalúrgica e Elétrica (Gesamtmetall) alega que duas de cada cinco empresas deste setor são prejudicadas em sua situação de produção por falta de mão de obra.

A Associação Central dos Trabalhadores Alemães disse que haveria uma escassez de cerca de 250 mil trabalhadores qualificados na Alemanha.

Requisitos

As autoridades alemãs esclareceram que os estrangeiros que desejam trabalhar na Alemanha devem ter um diploma universitário ou uma certificação profissional. Além disso, eles devem ter pelo menos três anos de experiência de trabalho, ter menos de 35 anos de idade e possuir conhecimentos da língua ou ter residido anteriormente na Alemanha.

“Esta é uma imigração qualificada, um processo não burocrático, e é por isso que é importante assegurar que aqueles que têm o cartão possam ganhar a vida enquanto estiverem aqui”, disse o ministro.

Embora muitas pessoas atendam aos requisitos prévios, também ficou claro que haverá um limite para o número de documentos emitidos.