João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.47ºC
IBOVESPA 130631.32
Euro 6.1851
Dólar 5.56
Peso 0.0058
Yuan 0.7885
Biliu de Campina recebe título de ‘Mestre das Artes Canhoto da Paraíba’
30/03/2022 / 09:20
Compartilhe:

O músico Biliu de Campina, de 73 anos, recebeu o título de “Mestre das Artes Canhoto da Paraíba”. A concessão do registro foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).

Além de Biliu, outros cinco artistas receberam o título: Luizinho Calixto, Maria da Penha Cirandeira, Daudete Bandeira, Eugênio do Acordeon e João Calixto. A partir de agora, os nomes devem seguir para o livro dos Mestres das Artes Canhoto da Paraíba (REMA).

A indicação aos artistas foi feita em 2020, pela Lei nº 7.694, também conhecida como “Lei Canhoto da Paraíba”, que visa proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais do estado. Recebem o título artistas que contribuem há mais de 20 anos nas diversas atividades culturais que são repassadas para novas gerações através da tradição oral.

Estado de saúde

Biliu foi internado na noite desta terça-feira (29) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Pedro I, em Campina Grande, após apresentar um quadro de problemas renais.

De acordo com o diretor do hospital, o médico Tito Lívio, o cantor e compositor segue na UTI, mas está bem e reagindo ao tratamento.

“Teve um susto inicial que ele chegou coma função renal alterada, fez sessão de hemodiálise. A função renal ainda não está nos parâmetros renais e, por isso, vai ficar na UTI, onde fará sessão de hemodiálise até estabilizar”, disse o médico em entrevista à TV Cabo Branco.