João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 36.72ºC
IBOVESPA 128059.27
Euro 5.4003
Dólar 5.0082
Peso 0.0058
Yuan 0.693
Brasileiros descobrem método que prevê gravidade da infecção por Covid-19
22/06/2022 / 11:07
Compartilhe:

Cientistas brasileiros identificaram um método com potencial para prever a gravidade da infecção por covid-19 a partir da análise do plasma sanguíneo. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Proteome Research.

O sistema, descoberto por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo, pode servir como ferramenta de triagem no atendimento dos infectados, além de ser utilizado a fim de evitar a evolução da doença.

A pesquisa apontou que os pacientes infectados pela doença tiveram variações na concentração de seis substâncias encontradas no sangue, chamadas de metabólitos, sendo elas glicerol, acetato, 3-aminoisobutirato, formato, glucuronato e lactato.

As análises revelaram que, quanto maior o desequilíbrio na quantidade dessas substâncias no início da infecção, mais graves eram os quadros de saúde que os pacientes desenvolviam.

Os resultados do estudo podem contribuir para o desenvolvimento de um novo protocolo clínico que ajudaria médicos e hospitais a identificarem, já nos primeiros dias de sintomas, pacientes que possam desenvolver a forma grave da doença.

De acordo com o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), para validar a técnica, os pesquisadores planejam ampliar o número de amostras de plasma sanguíneo avaliadas e incluir novos grupos, como os vacinados que contraíram a covid-19, nos próximos passos do estudo. Além disso, eles pretendem incluir informações sobre gênero e idade nas estatísticas.

F5 Online com informações da Agência Brasil