João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.48ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.816
Dólar 5.4195
Peso 0.006
Yuan 0.7469
Campina Grande celebra 159 anos: o amor pela Rainha da Borborema
11/10/2023 / 15:28
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (11), Campina Grande, no Agreste da Paraíba, comemora 159 anos de emancipação política e encanta a todos com as suas peculiaridades. Os campinenses, sejam de sangue ou de coração, têm um amor grande por essa cidade que é conhecida como a Rainha da Borborema e sede da maior festa junina do mundo. O Portal F5 Online conversou com alguns deles para entender o que torna Campina Grande tão especial.

Filho de Coração


Foto: Clébio Melo/ arquivo pessoal

“Campina é a Minha Casa”

Clébio Melo, de 37 anos, é um filho adotivo que encontrou em Campina Grande sua casa. Trabalhando no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ele compartilha sua paixão pela cidade: “Para mim, Campina significa minha casa. É a cidade que adotei para seguir a vida, fazer morada. Sou de Alagoa Grande, onde morei a maior parte da minha vida, mas quando entrei na faculdade, mudei para Campina e a cidade me recebeu calorosamente. Identifiquei-me com o clima, a rotina, a limpeza e organização da cidade, que superou minhas expectativas.”

O Futuro de Campina Grande:

“Espero que a cidade continue crescendo de forma organizada, mantendo sua beleza estética, mas, acima de tudo, que cresça com igualdade para a população, tanto para os naturais quanto para aqueles, como eu, que escolheram morar aqui. Desejo que os políticos olhem para Campina Grande com o respeito que ela merece, proporcionando oportunidades para as pessoas crescerem, investindo em educação e igualdade social.”

Filha de Sangue

Foto: Rafaela Figueiredo/ arquivo pessoal

“Lugar Bom de se Viver”

Rafaela Figueiredo, enfermeira de 36 anos, nasceu em Campina Grande, mas mudou-se para João Pessoa, Capital da Paraiba, na infância. No entanto, seu coração sempre esteve ligado à Rainha da Borborema: “Minha família mora toda em Campina. Desde sempre, volto para Campina para visitar meus avós, primos, tios. Minha vida está conectada a Campina.”

“Campina Grande é Meu País”

“Essa cidade é um lugar incrível para se viver. Minha família, minhas raízes, minha história estão em Campina Grande. Quando as férias chegam, é meu destino certo [risos]. Agora, levo meus filhos para que eles conheçam minha cidade, o ‘Meu País’, como costumo dizer aos meus amigos.”

O futuro que todos sonhamos:

Foto: Rafaela Figueiredo/ arquivo pessoal

“Espero que Campina continue a crescer e se desenvolver, destacando-se no Brasil. Desejo que as futuras gerações possam crescer aqui, conhecer a rica história de Campina Grande, se orgulhar dela e fazer parte desse legado, disse Rafaela

Campinense de Coração

Foto: Clébio Melo/ arquivo pessoal

Clébio Melo, embora não tenha nascido em Campina Grande, encontrou nesta cidade sua verdadeira identidade: “Hoje me considero campinense. Esta cidade representa para mim o encontro com minha personalidade mais autêntica e natural. É onde pude me desenvolver pessoal e profissionalmente.”