João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 30.99ºC
IBOVESPA 128534.63
Euro 5.9101
Dólar 5.4346
Peso 0.0059
Yuan 0.7493
COPA: Bélgica sofre, mas vence Canadá por 1 a 0
23/11/2022 / 18:19
Compartilhe:

O esquadrão belga até deixou o Estádio Ahmad bin Ali com os três pontos, mas, os canadenses venderam caro a derrota por 1 x 0 na primeira partida de Copa do Mundo após 36 anos.

Após ver a zebra passear com outras favoritas, os belgas ficam aliviados com os três pontos. O jogo começou nervoso para Kevin De Bruyne e companhia, que viram a vontade canadense prevalecer na partida. Se não fosse o goleiro Courtois, a história poderia ser outra. O arqueiro espalmou o pênalti de Alphonso Davies e evitou o primeiro gol adversário em Copas. No apagar das luzes no primeiro tempo, Alderweireld lançou para Batshuayi bater na saída do goleiro e balançar as redes.

Alívio belga

Franco-atirador em um grupo com a concorrência do vice-campeão e do terceiro colocado na Copa do Mundo da Rússia, o Canadá estreou no Catar sem medo. A equipe comandada pelo inglês John Herdman surpreendeu no primeiro tempo e praticamente não deixou a Bélgica jogar. Aos minutos de jogo, os canadenses foram ao ataque com Buchanan. O camisa 11 finalizou e a bola bateu na mão de Carrasco. Após conferir o lance no vídeo, o árbitro assinalou o pênalti.

Como esperado, o lateral Alphonso Davies foi para a bola com a responsabilidade de marcar o primeiro gol do país em Copas do Mundo e sentiu o peso. O chute no canto direito não foi o suficiente para superar a muralha Courtois. Apesar da chance desperdiçada, o Canadá seguiu controlando o jogo. Nos 45 minutos iniciais, mais acréscimos, foram 14 finalizações norte-americanas contra quatro dos europeus. O futebol, porém, não respeita a lógica. Aos 43’, Alderweireld lançou Batshuayi, que invadiu a área, bateu firme na saída do goleiro e aliviou a pressão.

Pressão canadense

Valente, o Canadá voltou dos vestiários com a mesma postura que o deixou perto da vitória parcial no primeiro tempo. A primeira oportunidade veio no segundo giro do cronômetro. Jonathan David recebeu cruzamento, mas cabeceou para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Eustáquio dominou de longe e finalizou rasteiro, mas longe do alvo. Acuados, os belgas responderam após erro na saída de bola. De Bruyne avançou pela direita e passou para Batshuayi chutar em cima da defesa.

Na segunda metade da etapa final, o jogo ficou aberto. A Bélgica se lançou ao ataque para tentar definir a partida, mas parava no bloqueio defensivo adversário. Os canadenses, por sua vez, buscaram reverter o cenário, porém, pecavam na hora do último passe.

F5 Online com Correio Braziliense