22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
10.5 C
Brasília

DIA DA INDÚSTRIA: FIEP busca tornar o setor na PB cada vez mais forte e protagonista do desenvolvimento

Nos últimos anos, a indústria da Paraíba conseguiu obter ganhos importantes como o avanço no processo produtivo, através da automação industrial, impactando diretamente na produtividade e competividade

Do período colonial até a atualidade, a indústria sempre foi um dos segmentos de maior potencial econômico no Brasil. Já diz o jargão, não existe país forte, sem indústria forte, é seguindo essa premissa que a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP tem focado a sua atuação ao longo do tempo, buscando de forma incessante contribuir para a sustentabilidade do setor, atuando como agente transformador da sociedade.

Nos últimos anos, a indústria da Paraíba conseguiu obter ganhos importantes como o avanço no processo produtivo, através da automação industrial, impactando diretamente na produtividade e competividade, além de melhorias na qualificação da mão de obra, o que torna a setor preparado para atender as demandas do mercado, promovendo com isso um desenvolvimento econômico mais eficiente.

Leia Também

Com isso, a Paraíba tem se firmado como um dos estados mais importantes da cadeia produtiva do Nordeste, e isso tem relação direta com a capacidade fabril do estado. De acordo com a pesquisa perfil das Indústrias nos Estados e RAIS 2020, a indústria paraibana gera atualmente 110.947 empregos, equivalente a 17,6% do emprego formal do estado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que o PIB Industrial na Paraíba é de 9,3 bilhões, o estado é o vigésimo segundo colocado em exportações industriais do país e, só em 2021, o setor exportou U$$ 115 milhões de reais, algo equivalente a 78,3% de todas as exportações efetuadas pela Paraíba.

E nesta conjuntura de dados reveladores, que apontam para uma realidade promissora de desenvolvimento, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba considerada o “Palco do Desenvolvimento”, através do SESI, SENAI e IEL tem mantido uma atuação voltada para o crescimento da indústria, promovendo formação de mão de obra, melhorias na saúde e no nível de educação dos trabalhadores do setor, modernização no processo produtivo, e estimulando a inovação, sobretudo neste novo ciclo de estabilidade e fortalecimento econômico, para que a Paraíba ocupe uma posição cada vez mais estratégica no país.

E neste dia 25 de maio, quando se comemora nacionalmente o Dia da Indústria, o presidente da FIEP, Buega Gadelha reforça a busca da Federação por uma indústria cada vez mais forte e reconhecida.

“Todos os países do mundo sonham em ser industrializados, e aqui no Brasil não é diferente, a nossa busca incessante pela reindustrialização do país tem sido muito rigorosa, desejamos ser um país de primeiro mundo, com uma industrialização forte e grandiosa. Temos feito esse esforço aqui através da FIEP, do SESI, do SENAI e IEL. A Paraíba é um estado em permanente desenvolvimento. Somos arrojados, empreendedores, inovadores. E nós que fazemos o Sistema Indústria caminhamos lado a lado com esse desenvolvimento. É esse legado que a nossa geração quer deixar para às futuras gerações. Precisamos ter os pés no presente, mas os olhos sempre no futuro. É isso que nos move e impulsiona nossas realizações”, disse Buega Gadelha, presidente da FIEP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Clientes da influencer que caiu de prédio lamentam morte e afirmam que ela tomava medicamentos

Clientes, colegas e amigos da influenciadora digital Gabi Garcez têm usado as redes sociais para lamentar a fatalidade registrada nesta terça-feira (7). A empresária era...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#