João Pessoa 26.14ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.85ºC
IBOVESPA 124171.15
Euro 5.5887
Dólar 5.233
Peso 0.006
Yuan 0.723
Espaço Cultural presta tributo a Walter Galvão e destaca seu talento na música
14/07/2021 / 16:08
Compartilhe:

Nas últimas décadas, Walter Galvão era mais conhecido como poeta, escritor, jornalista e gestor público. Mas também dedicou parte de sua vida ao exercício de compor e cantar. Na década de 1970, por exemplo, foi crooner de diversas bandas de baile da Paraíba. O ex-presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), falecido na semana passada, é o homenageado do programa Espaço Cultural desta quinta-feira (15).

Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o programa realizado pela Funesc vai ao ar das 22h à meia-noite, somente com música da Paraíba, na rádio Tabajara FM (105,5). Os dois primeiros blocos da edição desta quinta-feira contarão com depoimentos de artistas e gestores públicos a respeito da importância e contribuição de Galvão. Na playlist, diversas músicas de Galvão, inclusive um registro da década de 1970.

Os três blocos seguintes serão compostos de músicas da cena paraibana, inclusive singles lançados neste segundo semestre. Dois deles serão tocados em primeira mão: ‘Novos caminhos’, de PS Carvalho, e ‘Filho da República’, da banda Traça de Arquivo. A playlist também terá lançamentos de Filosofino, Bixarte e Arquiza. Ainda canções da banda Gatunas, Flor de Pedra, Seu Pereira & Coletivo 401, Val Donato, banda-fôrra, Melo, Lucy Alves, Flávio Cê, Cabruêra, Fulô de Mussambê, Luana Flores, Lucas Bezerra, Severino Ayres, Mafiota, Pedro Faissal e Chico Limeira.

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Walter Galvão

Jornalista, poeta, escritor, crooner, ex-secretário municipal de João Pessoa e de Conde (nas áreas de Educação, Comunicação e Transparência), presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc). O multitudinário Walter Galvão Peixoto de Vasconcelos, 64, faleceu na última quarta-feira (7) após lutar contra um câncer.

O nome de Walter Galvão é carimbo forte da história do jornalismo paraibano nas últimas quatro décadas. Passou por todas as grandes redações de jornais impressos, como A União, O Norte e Correio da Paraíba (onde atuou como repórter, colunista, editor setorial e editor geral). Atuou ainda em emissoras de televisão, como a TV Correio, e como assessor na área política.

Crítico cultural, também deixou sua marca como artista, sendo crooner de bandas de baile nas décadas de 1960 e 1970, inclusive no Quarteto Pleft.

Na década de 1990 gravou a canção ‘Gavião’ no CD ‘Jardim dos animais’, de Paulo Ró e Ronald Clever. Deixou vários livros publicados, como ‘O som do sim’ e ‘Rap Ópera’. Suas publicações mais recentes foram ‘45 poses da palavra’ e ‘Máximas de Marx – Introdução ao multiverso do pensar crítico’ (lançado este ano), ambos pela editora Ideia.