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Foco de empresas em 2024 é aprimorar experiência do colaborador, indica pesquisa
22/02/2024 / 11:54 / Redação
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KOBU Agency/Unsplash

A Progic, empresa brasileira de TV corporativa, recém divulgou a pesquisa Comunicação Interna Trends 2024, que revelou que a principal prioridade das companhias no ano será melhorar a experiência do colaborador, apontada por 56% dos gestores do setor. Outra informação relevante que os números coletados trouxeram foi sobre o desafio primordial da área, que segundo os entrevistados, é a falta de efetividade no alcance das mensagens institucionais por meio comunicação interna, citado como um problema para 50% das companhias.

Quanto aos demais desafios para o setor, os dados do estudo apontam que o desengajamento da liderança é destacado por 45% dos respondentes, seguido pelo colaboradores desengajados, com 44%.

“O desengajamento da liderança e a falta de motivação dos colaboradores pode criar um ciclo negativo, impactando diretamente o desempenho e a eficácia organizacional. A liderança desengajada muitas vezes reflete em uma comunicação ineficaz, na ausência de metas claras e na falta de reconhecimento. É fundamental adotar abordagens que visem não apenas corrigir os sintomas evidentes, mas também promover uma cultura organizacional que preze pela participação ativa, transparência e valorização do potencial de cada membro da equipe”, afirma o CEO Igor Gavazzi Vazzoler.

A pesquisa contou com a participação de 430 profissionais de empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. Em relação aos canais de comunicação interna com maior intenção de adesão para 2024, a rede social corporativa foi selecionada por 17% das empresas, seguido pela TV Corporativa com 15% e pelo podcast com 14%. Já em grandes empresas, a intenção de adesão do podcast fica com 13% e perde o terceiro lugar para o aplicativo corporativo, com 14%.

“Com base nesses números e no que o mercado aponta, temos visto que as corporações estão cada vez mais empenhadas em investir em Comunicação Interna e fortalecer o employer branding, retendo e melhorando a produtividade dos seus funcionários e líderes, e isso continuará a ser tendência em 2024”, revela o executivo.

A pesquisa também destaca o perfil do profissional de comunicação no mercado corporativo, que em 72% dos casos também é responsável por outras atividades na empresa nas áreas de marketing, comunicação externa e eventos. E, também, quando o assunto é o conteúdo veiculado aos colaboradores, em 74% dos cenários é sobre datas comemorativas, seguido de 62% são informações relacionadas ao bem-estar e saúde dos funcionários e 61% são notícias sobre a empresa.

“Analisando esses dados, conseguimos perceber que os temas sobre saúde e bem-estar têm sido bem difundidos em grandes organizações”, finaliza Vazzoler.

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