24.1 C
João Pessoa

GENIAL/QUAEST: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro despenca em SP

Três estados são cruciais para que o pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantenha distância do presidente e pré-candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro: São Paulo, Rio e Minas Gerais.

Apesar de o petista liderar as pesquisas de intenção de voto nos três maiores colégios eleitorais do país, a vantagem sobre Bolsonaro vem diminuindo de março para cá, conforme mostra este levantamento:

Leia Também

 

Vantagem de Lula em estados — Foto: Editoria de Arte

A maior mudança ocorreu em São Paulo, onde a vantagem de Lula caiu de 14 para cinco pontos entre março e julho deste ano, segundo pesquisa Genial/Quaest.

Na Bahia, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro continua alta, mas caiu de 47 para 43 no período, segundo o levantamento do instituto. Em Minas, apesar da queda, o petista mantém uma distância significativa de 18 pontos do atual chefe do Executivo. O estado mineiro costuma ser um bom termômetro para as eleições presidenciais, já que desde a redemocratização, todos os presidentes eleitos venceram em Minas.

Já no Rio, a vantagem continua estreita, assim como em pleitos passados: foi de oito para cinco pontos.

A queda da vantagem de Lula sobre Bolsonaro já era um movimento esperado por especialistas. Primeiro, por causa da saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa presidencial, o que rendeu mais intenções de voto para Bolsonaro. E, segundo, pela histórica melhora de um presidente da República em seu último ano de mandato, quando há mais inauguração de obras e gastos na área social. Este ano, há ainda os efeitos esperados da PEC que aumenta o Auxílio Brasil e concede benefícios para diversas categorias.

F5 com informações O Globo

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

BAND ELEIÇÕES: F5 Online transmite ao vivo primeiro debate entre os candidatos a governador da Paraíba

Faltando menos de dois meses para as eleições 2022, os candidatos ao governo da Paraíba já devem estar preparados para defender as propostas de...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#