O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) assume a presidência de forma interina pela primeira vez até a quarta-feira (25.01).
O presidente Lula embarcou neste domingo para Buenos Aires, na Argentina, onde se reúne nesta segunda-feira (23) com o presidente Alberto Fernández e com empresários para assinatura de acordos bilaterais.
No encontro, temas como integração energética, comércio e investimentos, meio ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, entre outros. Um dos acordos previstos é o de cooperação científica e logística nas estações dos dois países na Antártida.
Na terça-feira (24), ainda em Buenos Aires, Lula participa da 7ª Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo Jair Bolsonaro.
Após a visita a Buenos Aires, Lula viaja para Montevidéu, capital uruguaia, também em visita oficial. Além de encontros bilaterais, planeja-se um novo encontro com o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica.
Boa noite, aqui de Buenos Aires. Amanhã uma segunda de trabalho intenso de retomada da parceria entre Brasil e Argentina. Um dos principais mercados de produtos industriais brasileiros, terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Até amanhã!
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2023
Primeira viagem ao exterior do mandato. Para nossa vizinha Argentina, encontrar o amigo @alferdez. Depois visito o Uruguai. @geraldoalckmin assume a presidência em exercício até quarta-feira à noite. Bom trabalho!
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/4nq5A2bTNK
— Lula (@LulaOficial) January 22, 2023