João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.3ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Ministro Silvio Almeida desfila como Luiz Gama pela Portela no Carnaval do RJ
13/02/2024 / 11:36 / Matheus Melo
Compartilhe:
Ministro Silvio Almeida vive representação do abolicionista Luiz Gama em desfile da Portela no Carnaval do Rio – Imagem: Reprodução/X

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida representou o advogado abolicionista Luiz Gama durante apresentação abre-alas da Portela na segunda noite de desfiles do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, ele contou que seu “avô paterno – o “Lorito”- foi um dos fundadores da Vai-Vai e um de seus primeiros diretores. É a Escola de Samba que faz parte da história da minha família e que é uma das mais vigorosas manifestações da cultura negra da cidade de São Paulo. Este ano Vai-Vai homenageou a cultura Hip Hop, cuja importância para a minha formação eu já mencionei outras vezes”.

Parafraseando o escritor e professor Luiz Antônio Simas, o ministro declarou que “o Carnaval me ‘inventou’ e o Brasil, e o que ele tem de bom, de resistente, de criativo me permitiu chegar aqui e servir ao meu país”, escreveu em publicação no X (Twitter).

A Portela retratou em desfile o romance “Um Defeito de Cor”, obra da escritora Ana Maria Gonçalves que resgata a ancestralidade africana na formação do Brasil. Silvio viveu uma das representações de Luiz Gama, “minha referência maior”, afirmou.