João Pessoa 21.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 19.57ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.8099
Dólar 5.4201
Peso 0.006
Yuan 0.747
NEon terá espaço exclusivo para participação de escolas e universidades
31/05/2024 / 14:30
Compartilhe:
Com foco em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, programação vai promover oportunidade de conhecimento para estudantes e educadores

Os estudantes, sejam de escolas ou de instituições de ensino superior, terão espaços e atividades exclusivas durante o Nordeste On (NEon). O evento de inovação e empreendedorismo será realizado em João Pessoa, nos dias 6 e 7 de junho.

Além de expor e apresentar startups e iniciativas inovadoras, com foco no empreendedorismo e sustentabilidade, os estudantes vão poder participar de oficinas e debates, além de assistir a palestras para ampliar o conhecimento.

“É um evento fundamental para estudantes. Na perspectiva de levar o empreendedorismo para o processo formativo é extremamente relevante, porque no contexto de formação consegue incutir a semente do empreendedorismo nos alunos”, acrescentou a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Berla Moraes.

Ela destacou que o evento será uma oportunidade de aprendizado para os participantes, sobretudo para estudantes ou para quem está querendo iniciar uma startup ou dar os primeiros passos no empreendedorismo. Além disso, o NEon vai gerar uma conexão entre a academia e o mercado, consolidando a proposta da extensão universitária. “A formação não precisa ser exclusivamente acadêmica, nem técnica. Ela pode ser numa perspectiva empreendedora. A Universidade Federal da Paraíba faz parte desse contexto junto com o Sebrae, apoia e vamos estar juntos nesse processo”, acrescentou a pró-reitora.

Ela revelou que, atualmente, a UFPB conta com 30 empresas juniores, que trabalham o empreendedorismo e prestam serviços à comunidade, envolvendo pelo menos 400 alunos, além de professores e técnicos da instituição. Berla Moraes ainda adiantou que algumas das empresas estarão presentes no NEon para apresentar os serviços que são disponibilizados ao público.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Mobilização 

Para mobilizar os estudantes, o Sebrae/PB está organizando caravanas em todo o estado e fazendo parcerias com instituições de ensino superior e escolas públicas e privadas.

“A programação para esse público vai desde o ensino fundamental até o ensino técnico e superior. Teremos um pavilhão com a gamificicação, incluindo um game só com foco nos alunos em que eles vão ter a oportunidade de participar de um desafio durante o evento. Além disso, teremos atividades voltadas à robótica e as palestras que vão agregar conhecimento e muitas ideias para eles”, destacou a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros.

EducaNE 

Durante o dia 7 de junho, no NEon, será realizado ainda o EducaNE, que em sua quarta edição levará conhecimento aos professores, gestores escolares, incluindo secretários municipais e estadual de ensino, para repensarem as propostas educacionais considerando também o empreendedorismo.

O evento terá palestras e entre os convidados está o educador Luciano Meira, que é especialista em gameficação, além de pitches com empreendedores que queiram apresentar suas edtechs, e apresentação de cases de sucesso.

Inscrições abertas

Para participar do NEon, os estudantes e demais interessados devem fazer a inscrição no endereço eletrônico https://nordesteon.com/, onde também está disponível a programação completa do evento.