26.1 C
João Pessoa
23.9 C
Campina Grande
25.5 C
Brasília

Prefeitura faz Regularização Fundiária de imóveis e dá cidadania à famílias de João Pessoa

Durante 32 anos, não houve uma noite sequer em que a dona de casa Esther Corsino de Barros tivesse um sono tranquilo. Muitas vezes ela passava a madrugada em claro, chorando, sabendo que a qualquer momento poderia ser colocada para fora da casa na qual criou seus filhos, mas foi construída em um terreno invadido no bairro de Mangabeira.

A vida da dona de casa mudou completamente no último ano após receber o título de posse do imóvel no qual mora através da Regularização Fundiária realizada pela Prefeitura de João Pessoa. “Eu não gostava de ser contra a lei dos homens, mas eu não tinha opção. Agora, como terreno é meu, o pessoal da minha igreja está me ajudando a construir minha casa e ninguém vai mais poder me tirar daqui”, comemora emocionada. “Eu não tinha condições de pagar um aluguel e vivia recebendo ameaças para sair do terreno. Eu também tinha medo de gastar dinheiro para fazer qualquer melhoria e depois ser botada para fora. Eu só chorava e orava todos os dias”, completou.

Leia Também

Nesse momento, 1.300 famílias em João Pessoa estão passando por esse mesmo processo. “A primeira conversa que tive com o Prefeito foi sobre Regulamentação Fundiária. É um absurdo, por exemplo, um casal idoso morando há 40 anos em um local e sem a titularidade da sua casa, podendo a qualquer momento ser retirado do local sem ter como se defender. É sempre uma alegria muito grande para essas pessoas receberem os títulos de posse dos locais onde vivem”, defendeu a secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha.

Gadelha conta que muitas comunidades de João Pessoa, em várias regiões da cidade, se formaram em terrenos ocupados há mais de 30 anos. A maioria tem entre 500 e 800 famílias vivendo sem nenhuma infraestrutura e sem nenhuma titulação. “Antes da regularização, qualquer gestor que assumisse o poder poderia querer fazer outra coisa no terreno e tirar o pessoal de suas casas. A partir do momento que o morador recebe o termo de posse, o imóvel passa a ser particular. Antes eles recebiam uma a cessão de ocupação por um determinado tempo, agora o local é deles. E a partir daí tem direito inclusive a buscar financiamento com bancos para reformas. A Prefeitura faz isso para dar o direito de cidadania”, disse.

O processo para a regularização fundiária de uma determinada área é simples. A diretora de Regularização Fundiária, Kátia Cilene do Carmo, explica que primeiro, o local passa por uma avaliação técnica, na qual as casas são visitadas individualmente para saber a necessidade de cada pessoa, depois é só aguardar. “Geralmente as pessoas se dirigem ao Centro Administrativo Municipal e abrem um protocolo. Temos 180 dias para dar resposta, mas geralmente respondemos antes”, detalha.

Todo o processo é realizado pela Prefeitura e não é necessário desembolsar nenhuma quantia em dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#