João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.05ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5543
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Sebrae Paraíba realiza eleição para nova diretoria nesta segunda
20/11/2022 / 12:44
Compartilhe:

O Conselho Deliberativo do Sebrae da Paraíba deve escolher nesta segunda-feira (21), os membros da diretoria para o quadriênio 2023-2026.

Uma chapa, formada por membros da atual gestão, está formada e homologada. Uma outra, de oposição, entrou na disputa esta semana, mas ainda não há informação sobre a homologação e se será possível a participação efetiva no processo.

Na chapa da situação estão Luiz Alberto Amorim, que concorre ao cargo de diretor-superintendente; Lucélio Cartaxo, ao cargo de diretor técnico; João Monteiro da Franca Neto, diretor de administração e finanças da instituição.

Na chapa de oposição, inscrita esta semana, concorre ao cargo de diretora-superintendente, Melca Farias, atual presidente da Associação Comercial da Paraíba; Antônio Marcos Venâncio de Alcântara, que disputa a vaga de diretor técnico; e Mayara Rangel Nascimento, para a diretoria administrativa e de finanças.

O grupo de oposição fez o pedido para concorrer na eleição por meio de ofício enviado ao Conselho Deliberativo atual, no último dia 16 de novembro. O prazo, de acordo com as regras, era até às 18h. Ainda não há confirmação se o grupo foi oficialmente incluído na disputa.

O Conselho Deliberativo do Sebrae é formado por representantes de 14 entidades. São elas Sebrae-PB, Banco do Brasil S.A., Banco do Nordeste do Brasil, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba, Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A chapa de situação conta com 09 votos:  Federação das Indústrias, Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fapesq, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba e Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba.

A posição espera contar com os votos do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, UFPB e Sudene e estaria trabalhando para reverter o voto da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

O argumento do grupo de oposição é que esse grupo da atual gestão do Sebrae já cumpriu seu papel. “Não temos nada contra as pessoas, nosso propósito é oxigenar o Sebrae para que ele continue sendo uma instituição de vanguarda em nosso Estado” disse Melca Farias, que encabeça a chapa de oposição.