João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.39ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
TRE-PB dá início ao teste de integridade de urnas eletrônicas
30/10/2022 / 08:34
Compartilhe:

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas acontece no mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa/PB, no mesmo horário da votação oficial. Concluída a votação, os boletins das urnas auditadas serão emitidos.

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, sob condições normais de uso (Votação Paralela), que acontecerá nas urnas das 20 seções escolhidas, consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado. É um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica, conferindo transparência ao Processo Eleitoral.

Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão ser os mesmos encontrados nas urnas de lona que armazenarão as cédulas de papel preenchidas pelos representantes das entidades fiscalizadoras, e por alunas e alunos dos Colégios Lourdinas e Pio X.

Todos os procedimentos adotados pela Comissão de Auditoria de Urnas do TRE-PB serão checados por 10 (dez) auditores externos da empresa Maciel Consultores, que participarão como fiscalizadores do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas.

Acompanhe ao vivo o teste: