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Tudo o que você precisa saber sobre marketing de mídia social
19/08/2022 / 16:32
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O marketing de mídia social (SMM) envolve o uso de plataformas de mídia social e redes sociais para promover o serviço ou produto de uma empresa. Em suma, toda atividade que usa a mídia social para fins de marketing é chamada de marketing de mídia social.

O que é marketing de mídia social?

A mídia social é tão popular que, para muitas pessoas, é a primeira coisa a verificar quando acordam e a última coisa a fazer antes de ir para a cama. Não importa se você administra uma pequena empresa ou uma grande empresa, você precisa de uma presença nas mídias sociais.

Se as pessoas não tiverem informações suficientes sobre sua empresa, elas não poderão se tornar seus clientes. As mídias sociais podem ajudá-lo a aumentar a visibilidade da sua marca entre seus valiosos clientes. Interagir com os clientes através das redes sociais é muito importante para a estratégia de marketing do seu negócio. É uma parte crítica da sua estratégia de marketing de negócios.

Então, por que as mídias sociais são importantes para o seu negócio? E como exatamente você pode usá-los para impulsionar sua estratégia de marketing? Não se preocupe, eu lhe darei todas as respostas.

Por que isso é importante?

O marketing de mídia social (SMM) envolve o uso de plataformas de mídia social e redes sociais para promover o serviço ou produto de uma empresa. Em suma, toda atividade de marketing que usa mídia social é chamada de marketing de mídia social.

A mídia social é uma ferramenta poderosa e o marketing de mídia social é uma maneira poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem seus públicos. O marketing de mídia social é uma parte do marketing digital que usa o poder das redes de mídia social para atingir metas de marca e marketing. É uma maneira eficaz de se conectar com seu público, gerar novos leads e aumentar o reconhecimento da sua marca.

A mídia social tem tudo a ver com ajudar seus clientes a entender melhor sua marca. O marketing de mídia social não é tão fácil quanto parece. Há muitas outras coisas a fazer do que simplesmente postar uma foto no Facebook ou Instagram.

A mídia social é uma parte vital do marketing. Há um bilhão de usuários, ou mais da metade do mundo, ativos em diferentes plataformas de mídia social. Os usuários ativos mensais em diferentes plataformas de mídia social incluem:

  1. Facebook: 2,910 bilhões
  2. YouTube:  2,568 bilhões
  3. Instagram: 1,478 bilhão
  4. Pinterest: 444 milhões
  5. Twitter: 436 milhões
  6. Reddit: 430 milhões
  7. LinkedIn: 303 milhões
  8. Quora: 300 milhões

A mídia social tem uma vantagem sobre a mídia tradicional: pode colocar sua empresa na frente das pessoas com mais facilidade. Você se envolverá mais com seus clientes atuais e atrairá novos clientes. Considere alguns dos outros benefícios de ter uma presença na mídia social:

  • Custo-beneficio
  • Aumenta o reconhecimento da marca
  • Aumenta o tráfego do site
  • Percepções dos clientes
  • Aumenta vendas e leads
  • Fidelidade à marca
  • Segmentação avançada
  • Construir uma comunidade
  • Alcance e visibilidade globais
  • Marketing de conteúdo

Estratégia de marketing de mídia social

Uma boa estratégia de marketing de mídia social significa escolher as plataformas de mídia social certas para o público certo e fornecer a eles conteúdo relevante. Siga as etapas abaixo e atinja seus objetivos de mídia social.

1. Defina sua meta de mídia social

Você sabe por que está usando as mídias sociais para o marketing do seu negócio? Esta é a coisa mais importante que você deve saber antes de iniciar seu plano de marketing de mídia social. Defina metas SMART que o levem onde você precisa estar:

  • Específico
    O objetivo deve ser focado e identificar um resultado tangível.
  • Mensurável
    Certifique-se de que seu objetivo seja rastreável.
  • Atingível
    Definir metas que são possíveis de realizar.
  • Metas relevantes
    devem ser relevantes e fazer sentido dentro da missão empresarial.
  • As metas baseadas no tempo
    devem ser concluídas dentro de um prazo definido.

2. Identifique seu público-alvo

Um público-alvo é um grupo de usuários com maior probabilidade de responder positivamente aos seus produtos ou serviços. É o público geral que você deseja alcançar.

Entender seu público é uma parte difícil, mas importante, de sua estratégia de marketing. Diferentes usuários usam diferentes plataformas de mídia social. Se você não sabe quem são seus clientes, como poderá saber se está atendendo às necessidades deles ou não? Depois de saber quem é seu público-alvo, crie o perfil da sua empresa e interaja com seus clientes.

3. Crie o perfil da sua empresa

Escolha uma plataforma de mídia social adequada para o marketing do seu negócio. Lá, você precisa criar um perfil de empresa forte para seus clientes online.

No perfil da sua empresa, você deve incluir o nome da empresa, localização, informações de contato, URL do site, produtos ou serviços. Você pode escrever sobre sua empresa, mas não muito.

Um perfil de mídia social eficaz ajudará sua empresa a se conectar com seus clientes em potencial e atrair novos usuários. Além disso, cria consciência sobre os serviços e produtos da sua empresa.

4. Analise seus concorrentes

Identifique quem são seus concorrentes e analise suas atividades nas mídias sociais. Ao analisar, você pode comparar seus aspectos positivos e negativos com os de seus concorrentes e corrigir os negativos trabalhando neles. Você pode ver onde está em relação aos seus concorrentes e trabalhar melhor para alcançar seu objetivo. Use todas essas informações analíticas para melhorar sua própria estratégia de marketing.

5. Crie conteúdo envolvente e publique regularmente

Quando você cria uma estratégia de mídia social, é importante incluir muitos tipos diferentes de conteúdo. Os tipos de conteúdo mais valiosos para o marketing de mídia social incluem:

  • Vídeo

Se você criar e otimizar vídeos com base no que funciona melhor para seu público, isso pode ajudá-lo muito a se conectar mais com seu público. Mais de 50% das marcas estão usando vídeos em sua estratégia de marketing. Você pode adicionar CTAs em seus vídeos para envolver seu espectador para realmente fazer algo. O YouTube é uma ótima plataforma para compartilhar vídeos, interagir com usuários em potencial e conquistar novos usuários.

  • Infográfico

Infográficos são representações visuais gráficas com qualquer tipo de texto ou informação. Infográfico converte dados chatos ou maçantes em um formato interessante. Você pode adicionar as informações da sua empresa (logotipo, link do site) em infográficos e compartilhá-los nas redes sociais. Eles podem ser usados ​​para criar reconhecimento de marca em várias plataformas de mídia social.

  • Conteúdo baseado em texto

O conteúdo de mídia social gera engajamento para sua marca, por isso é importante criar e manter uma presença de mídia social. É um desafio criar uma identidade de marca apenas com conteúdo baseado em texto, mas você pode criar blogs interessantes e postagens escritas e aumentar o tráfego do seu site colocando esse link de blog ou trecho curto em suas plataformas de mídia social. O Twitter é a melhor plataforma para esse tipo de conteúdo.

  • Histórias em vídeo

Histórias significam os mini-vídeos que você coloca em sua seção de histórias de mídia social que duram 24 horas antes de desaparecer. Hoje em dia, eles estão em demanda. Você pode adicionar seus próximos eventos e oferecer anúncios em suas histórias. Você pode interagir com seu público criando sessões de perguntas e respostas e enquetes. Além disso, você pode dar a eles alguns vislumbres do BTS do trabalho da sua empresa.

  • Imagens

Mais e mais pessoas preferem ver o conteúdo em vez de lê-lo. Na verdade, as imagens são alguns dos conteúdos mais fáceis de criar e funcionam bem em todas as plataformas de mídia social. As pessoas adoram assistir e compartilhar conteúdo visual nas mídias sociais. Biografia para Instagram e do Facebook divertidas e diferentes.

É uma boa regra misturar todos os tipos de conteúdo para suas plataformas de mídia social e verificar qual tipo de conteúdo seus usuários desejam ver.

6. Análises e insights

A análise de mídia social significa coletar dados de todos os canais de mídia social e avaliá-los para fazer um trabalho melhor no futuro. Descobrir qual conteúdo funciona e qual não deve ser sua primeira prioridade. É importante analisar os pontos fracos e fortes de sua própria marca com a ajuda de insights de mídia social. Você pode usar as ferramentas de análise incorporadas que todas as principais plataformas de mídia social oferecem. Isso ajudará você a acompanhar seu desempenho nas mídias sociais.

7. KPIs de mídia social

Como você sabe que sua estratégia de marketing está funcionando bem? Com a ajuda de KPIs, você pode medir o desempenho de sua campanha de mídia social. Você precisa acompanhar as principais métricas que o ajudam a atingir sua meta de marketing de mídia social. Os KPIs de mídia social que você deve acompanhar são:

  • Impressões e cliques
  • Crescimento de seguidores
  • Alcance da postagem
  • Curtidas, comentários e compartilhamentos
  • Visitas ao perfil
  • Tráfego do site
  • Vendas ou conversões
  • Novos leads

A mídia social é uma parte difícil, mas importante, do marketing do seu negócio. Então dê o primeiro passo, crie o perfil da sua empresa e comece a trabalhar na sua estratégia de marketing nas redes sociais. Saiba mais sobre o marketing de mídia social e como ele pode ajudá-lo a criar uma forte presença online.