A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, neste domingo (7), a 1ª edição da Corrida do Servidor. A corrida acontece em alusão ao Dia do Servidor Público e busca valorizar os servidores, estimulando a integração entre os campi e a abertura dos espaços da Universidade para a sociedade. Aproximadamente 500 atletas se inscreveram no evento.
A corrida terá duas categorias: “Público Geral” e “Servidor UFPB”, ambas com percursos de 5km e 10km. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o valor de R$ 250,00. Os alunos da UFPB concorrerão na categoria de público geral. Já os portadores de necessidades especiais concorrerão em uma categoria específica “Pessoa com Deficiência (PcD) cadeirante e não cadeirante”.
A concentração terá início a partir das 5h, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus I, em João Pessoa. Para evitar aglomerações, haverá uma largada por ondas, com os atletas da rota de 10km largando às 6h e os atletas do trajeto de 5km largando às 6h05.
Além da largada por ondas, outros protocolos de biossegurança incluem aferição de temperatura, distribuição de álcool em gel e uso obrigatório da máscara. Os atletas deverão manter a máscara no rosto até o momento da largada e recolocá-la após cruzar a linha de chegada.
O evento será aberto para que o público possa assistir à corrida, desde que respeitadas as medidas de distanciamento e uso de máscara durante todo o evento. O acesso ao Campus I se dará pela entrada do CCHLA.
Em 2021, a Corrida do Servidor da UFPB foi incluída no circuito de corridas oficiais de João Pessoa. A competição vai ser arbitrada pela Federação Paraibana de Atletismo. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), Sicredi Creduni, Instituto Alpargatas, Santa Clara, Marcus Inácio e PolyBalas.
O prefeito Cícero Lucena vai participar da atividade como atleta, assim como a Vice-reitora Liana Filgueira e o Prof. Valdir Braga, Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq), um veterano nas competições de atletismo. O docente já participou das maratonas de Boston, Chicago, Berlim, Sevilha, Nova Iorque e Porto Alegre. Ele falou sobre as expectativas de participar de uma corrida da UFPB.
“Parei de competir desde o início da pandemia e, por oito meses, também tinha parado de treinar. Então, há um mês, retornei aos treinos. Essa corrida vai marcar minha volta às provas e competições. Tenho certeza que vai ser de muito sucesso não só pra mim como atleta, mas também para toda a UFPB. A corrida será um marco na cidade de João Pessoa”, afirmou o Prof. Valdir Braga.
O evento possui um objetivo social de arrecadação de alimentos para o Natal Solidário da UFPB, com doação para instituições sem fins lucrativos.