João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.39ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Cícero Lucena participa de comemoração dos 75 anos da Câmara de João Pessoa
18/11/2022 / 06:46
Compartilhe:

O prefeito Cícero Lucena participou, na tarde desta quinta-feira (17), de evento em comemoração aos 75 anos da reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que foi celebrado no último dia 14. Durante a solenidade, realizada no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, foram lançados dois editais: um para construção da nova sede do poder legislativo e outro para selecionar o artista plástico que será responsável pela obra que vai ficar em frente ao prédio, seguindo a Lei Ordinária 11649/2009.

Durante a festividade, Cícero Lucena foi um dos homenageados com uma comenda da CMJP. O prefeito destacou a boa relação entre os poderes e falou da importância da construção do novo prédio da Casa de Napoleão Laureano.

“Sempre mantivemos uma relação de parceria, de respeito e independência entre poderes. E agora estamos dando mais um passo nessa parceria da Prefeitura com a Câmara tendo a oportunidade de construir a nova sede da Câmara de Vereadores da nossa cidade, já que a antiga foi feita para um número de vereadores bem menor que hoje a casa tem. Então, para mim, é motivo de alegria estar participando dessa história neste momento e dando a contribuição que podemos dar como Poder Executivo”, destacou.

Câmara Municipal de João Pessoa celebra 75 anos

O presidente da CMJP, Dinho Dowsley, falou da construção da nova Casa de Napoleão Laureano, que também deve ser instalada no Centro da Capital. Segundo ele, a estrutura atual, que foi feita para apenas 12 vereadores, não suporta mais as demandas dos parlamentares e da população. A previsão para a conclusão da obra é de 12 a 18 meses.

“Este novo equipamento será muito importante para a cidade de João Pessoa, que já está chegando a quase um milhão de habitantes. Vale salientar que a Câmara foi construída na década de 70 para 12 vereadores. Hoje estamos com 27, com a possibilidade de aumentarmos para 29. Então, a Câmara precisa ter um prédio à altura para receber a população. Esta é a casa do povo”, disse o presidente.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, o vice-governador-eleito Lucas Ribeiro, além de diversos vereadores, ex-vereadores e empresários.

Durante o evento comemorativo, foi lançado o livro ‘CMJP 75 anos: Liberdade, Democracia, Transparência’, escrito pelo servidor com mais de 40 anos de CMJP, Edmilson Lucena. Também foi lançada a série documental ‘João Pessoa: Cidade de Leis’, produzida pelos servidores Érika Bruna Agripino e Lúcio César, que conta a história de João Pessoa a partir das leis aprovadas na Câmara.

 

Exposições 

No Hotel Globo, já é possível conferir as exposições em comemoração aos 75 anos de reinstalação do legislativo municipal, que destacam a cidade e o patrono da Casa, Napoleão Laureano. ‘Memória de uma vida a serviço do semelhante’ é o nome da exposição que conta, em fotos, ilustrações e textos, a trajetória do patrono da CMJP e idealizador do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer no país.

Com fotografias que retratam pontos marcantes da história de João Pessoa em diferentes épocas, a exposição ‘João Pessoa de todos os tempos’ transmite o olhar do fotógrafo Olenildo Nascimento de locais como Parque Solon de Lucena, Rio Sanhauá e Estação Cabo Branco. A cidade de João Pessoa no auge dos anos 70 também é retratada em exposição pelo olhar do fotógrafo Valdomiro Ferreira.

Cópias, transcrições e análises de documentos do período colonial e imperial também fazem parte da exposição. A mostra traz alguns dos 200 documentos históricos achados na CMJP, em 2018, e que possuem informações sobre o processo de estruturação do Estado Imperial Brasileiro na Paraíba, na então cidade da Parahyba e em municípios circunvizinhos.

Outra opção é a galeria dos ex-presidentes da Câmara de João Pessoa. São pinturas que retratam a história da CMJP a partir das pessoas que a administraram no cargo de chefe do Legislativo Municipal. Todas as exposições podem ser visitadas no Hotel Globo até o dia 11 de dezembro.