Durante debate político em Cajazeiras na noite desta quinta-feira (8), o candidato ao governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) defendeu obras prioritárias para a região, a exemplo do 3º Eixo da Transposição do Rio São Francisco para o Vale do Piancó, a complementação da duplicação da BR 230 e um Hospital de Trauma.
Veneziano enfatizou que a conclusão da transposição, com as águas saindo de Mauriti, usando a serra que separa a Paraíba do Ceará, caindo no Açude Condado e de lá pegando o Rio Piancó, vai levar desenvolvimento ao Sertão.
Ele ainda enumerou outras obras estruturantes que pretende executar na região, como a construção do Hospital de Trauma do Sertão e obras de mobilidade urbana, urbanização e saúde.
Sobre o Hospital de Trauma do Sertão, Veneziano disse que essa é uma demanda antiga da população, e que pretende concretizá-la com a ajuda de Lula (PT). Ele observou que não é concebível que muitos sertanejos ainda precisem se deslocar para os Hospitais de Trauma de Campina Grande e João Pessoa, por falta de uma unidade hospitalar na região.
“Iremos, sim, construir um Hospital de Trauma no Sertão, que vai possibilitar que as pessoas não tenham que se deslocar para outras cidades, no caso de acidentados em situações mais graves, por exemplo”, afirmou.
“O Açude Grande haverá de receber de nós recursos para sua reurbanização. Temos o compromisso de fortalecer a rede de maternidades com UTIs neonatal, o Hospital de Trauma, o sequenciamento da duplicação da BR-230, entre Campina Grande e Cajazeiras. Esses compromissos foram firmados entre nós com o presidente Lula. O terceiro eixo para o Vale do Piancó, que é o eixo que vai levar as águas, em definitivo, do São Francisco. São algumas entre outras ações que nós haveremos de fazer para o Sertão da Paraíba”.
Ainda sobre as obras estruturantes, Veneziano garantiu trabalhar para continuar a duplicação da BR 230, ligando Campina Grande ao Sertão do estado. Como senador, Veneziano, juntamente com a senadora Nilda Gondim, ele destinou R$ 10 milhões para o início da obra, no trecho que compreende Campina Grande e a comunidade Farinha.
Veneziano destacou ainda que a duplicação da BR 230 entre Campina Grande e o Sertão da Paraíba representa desenvolvimento para todo o estado, pois se trata de um importante corredor por onde circula a riqueza da Paraíba.