João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.35ºC
IBOVESPA 142348.7
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Engenheiros sem Fronteiras fará coleta de lixo eletrônico no Mercado Capim Fashion
09/05/2024 / 14:46
Compartilhe:
ONG convidada para expor no Mercado Capim Fashion fará coleta de lixo eletrônico

Focada nos princípios da sustentabilidade, a ONG Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo João Pessoa (ESF JP) é a organização convidada para a edição especial de um ano do Mercado Capim Fashion (MCF), que acontece nesta sexta (10) e sábado (11) no Ville des Plantes, das 17h às 23h, com entrada gratuita. Além de expor seus produtos, a ONG também fará a coleta de resíduos eletroeletrônicos, também chamados de REE, lixo eletrônico ou e-lixo.

De acordo com a diretora geral da ESF JP, Ysa Luna, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas incorretamente em todo o mundo, todos os anos.

“O descarte incorreto desses resíduos não representa apenas o impacto negativo ao meio ambiente, mas também um grande desperdício, já que quando reciclados, os REE podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias, evitando a extração de recursos limitados da natureza”, ressalta.

Durante o evento, a ONG disponibilizará um coletor de REE para que os visitantes possam descartar os materiais que estão guardado em casa, tais como: celulares, tablets, computadores e itens periféricos, impressoras, TVs e eletrodomésticos de pequeno porte (como fones de ouvido, controles remotos, carregadores).

“Os itens depositados no coletor serão encaminhados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCARE) para tratamento adequado, incluindo a separação das partes e materiais recicláveis e rejeitos, resultando em um processo ambientalmente adequado”, informou a diretora da ONG.

Os visitantes do MCF também terão a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Núcleo João Pessoa da ONG Engenheiros sem Fronteiras, além de discutirem sobre sustentabilidade e adquirirem produtos exclusivos, contribuindo para as iniciativas da ONG.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp