João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.07ºC
IBOVESPA 121407.33
Euro 5.7563
Dólar 5.3016
Peso 0.0059
Yuan 0.7315
Filme paraibano sobre erosão das praias de João Pessoa estreia nesta sexta-feira (17)
17/02/2023 / 19:12
Compartilhe:

O filme Tudo que é Sólido Desmancha no Mar é um documentário de curta-metragem produzido em 2022 pela Tríade Prod e estreia nesta sexta-feira (17), no Canal Futura. O curta foi filmado inteiramente em João Pessoa e faz uma incursão na famosa Barreira do Cabo Branco — um dos maiores cartões postais da Paraíba que vem sendo danificado pela ação humana.

A erosão da Barreira do Cabo Branco é um dos problemas ambientais mais polêmicos da cidade. Entre 2021 e 2022, o debate ganhou novas proporções com o anúncio do alargamento da faixa de areia em algumas praias da capital. O projeto vem levantando reações negativas entre diversos setores da sociedade e está sendo encabeçado pela gestão do atual prefeito, que tem como principal modelo o alargamento da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

De um lado, as praias urbanas são parte essencial da construção da identidade de João Pessoa: são fonte de sustento para muitas famílias e trabalhadores autônomos; são o lazer e a inspiração para a população, além de ser atrativos para turistas de todos os lugares do mundo.

Dando contraste às paisagens, essas mesmas praias também são marcadas por diversas polêmicas envolvendo intervenções humanas, muitas vezes feitas sem respeitar estudos de ambientalistas e a vontade da população.

Através do ponto de vista de pesquisadores, trabalhadores e moradores de todas as regiões litorâneas afetadas pela erosão da Barreira do Cabo Branco, o curta desenvolve sua própria narrativa para versar e reforçar o debate público acerca da questão.

Realizada em parceria com o Canal Futura e Co.liga, a obra pretende engajar toda a população em um tema político e social, emancipando a visão dos moradores da cidade para além do que é dito nos projetos técnicos apresentados pelo poder público.

“É conseguir atuar para chamar atenção para as soluções cientificamente viáveis, apontadas por diversos especialistas, mas quase sempre ignoradas e é também de fazer um registro histórico e afetivo, contribuindo com a memória da cidade”, disse um dos diretores do filme, Kaio Gonçalves.

A pesquisa para a produção começou em 2018, mas foi no decorrer das obras de instalação do enrocamento para a proteção da Barreira de Cabo Branco, realizadas entre 2019 e 2020, que a Tríade Prod decidiu o tema do curta. O avanço do mar em João Pessoa e erosão na Barreira tinham que ser centrais.

“Percebemos que havia uma maior urgência no assunto, tanto pela complexidade do contexto que essas intervenções foram realizadas, quanto pela devido a agilidade que a situação foi evoluindo e ganhando espaço no debate público”, explica o diretor.

O curta estreia nesta sexta-feira (17), no Canal Futura, às 20h30. Tudo que é Sólido Desmancha no Mar pode ser visto online no Globoplay, pelo Futura Play, e no Site do Futura.

Na TV, a programação do Futura está nas operadoras: Sky – canais 434 HD e 34; Net e Claro TV – canais 534 HD e 34; Vivo – canais 68HD e 24 fibra ótica e Oi TV – canal 35.

Curta paraibano “Tudo que é Sólido Desmancha no Mar” é uma realização em parceria com o Canal Futura e Co.liga – Divulgação

SINOPSE

Há décadas, o avanço do nível do mar em João Pessoa tem sido um tópico polêmico, que sempre volta a ser alvo de discussões entre a sociedade civil organizada e as autoridades. O debate mobiliza toda a população, que lida diariamente com as cicatrizes deixadas na paisagem da cidade.

Curta-metragem documental
Duração: 14 minutos
Lançamento: 17 de fevereiro de 2023, no Canal Futura. Após a estreia, o curta ficará disponível no Futura Play, que faz parte da Globo Play.

SOBRE A TRÍADE PROD.

A Tríade Prod. é uma iniciativa que visa a criação de experiências audiovisuais
únicas, agregando um amplo campo de referências e repertório técnico, chegando em resultados altamente personalizados.

Atua como uma produtora cultural em João Pessoa desde 2014, focando na produção de filmes, clipes, cobertura de eventos e vídeos publicitários, com ênfase no digital.