João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.88ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5664
Dólar 5.1442
Peso 0.0058
Yuan 0.7101
Funesc inicia em Cabedelo apresentações da Mostra Matriz
15/03/2024 / 20:23
Compartilhe:

Fundação Espaço Cultural inicia, neste fim de semana, as apresentações de espetáculos e shows da Mostra Matriz em homenagem ao Mês das Mulheres. A primeira parada do projeto é no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo. Neste sábado (16), às 19h30, a banda Gatunas se apresenta no palco do teatro. No domingo, o público é convidado a mergulhar na comovente narrativa de “Gisberta: Basta um nome para lembrarmos de um ódio”, encenado pela atriz Letícia Rodrigues (Cara Dupla Coletivo de Teatro), a partir das 19h30. Para todas as atrações do projeto a entrada é gratuita e a distribuição de senhas começa com uma hora de antecedência.

Em João Pessoa, as atividades acontecem na próxima quinta-feira (21), a partir das 19h, tendo como palco o Teatro Paulo Pontes. Quem abre a noite é o espetáculo circense “Trovoada vem aí”, com Guadalupe Merki, sob direção de Nika Barros. Em seguida, Lua Camboatá e Karla Oliveira apresentam o espetáculo de dança “Corpa Futurista” e fechando a noite, show da banda Coco de Oxum.

Na sexta-feira (22), a programação segue para o Cineteatro São José, em Campina Grande, onde acontece apresentação do grupo Soulbrazil com o espetáculo de dança “RAXA”. No sábado (23), às 20h, a atração é o show musical “Lua Alves em pedaços: Música, poesia e performance”.

No sábado (23), o Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras, recebe, a partir das 19h, o Espetáculo circense “Uma Homenagem Para Ela”, com Suellen Maria (Cia Pano de Cuscuz). Na sequência, Dhuda Moreira apresenta o solo teatral “Outubros”. A noite encerra com música na voz de Brianna Castilho, que leva ao palco o show “Cantarelas”.

A Mostra Matriz conta a parceria da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e busca reconhecer e visibilizar a produção cultural desenvolvida por mulheres artistas na Paraíba, com vistas ao enfrentamento das desigualdades de gênero e ao fortalecimento das redes de troca artística. A ação integra o Circuito Funesc, que promove atividades de circulação e difusão das produções artísticas em solo paraibano. As apresentações da Matriz acontecem de 16 a 23 de março, em João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras, com entrada gratuita.

Sinopse ‘Gisberta – Basta um nome para lembrarmos de um ódio’ – Apresentada pelo Cara Dupla Coletivo de Teatro. A atriz Letícia Rodrigues traz à vida a história de Gisberta Salce Júnior, vítima de transfobia em 2006, na cidade do Porto, em Portugal. Baseado na história de vida e morte de Gisberta, o trabalho mistura passado e presente, entre Brasil e Portugal dos últimos anos, construindo, num tom de denúncia, uma narrativa acerca da transfobia em ambos os países. A classificação indicativa é 16 anos.

Banda Gatunas – Com Ruanna Gonçalves (guitarra e vocais), Morgana Morais (baixo e vocais), Marcondes Orange (bateria) e Adrielly Oliveira (teclado e sintetizadores), a banda vem se destacando nacionalmente com seu trabalho autoral de resistência política e empoderamento feminino. A exemplo disso, temos o single “Ode ao Bozo” (2019), que já soma mais de 23 mil plays no YouTube e Spotify. A fim de apresentar esse novo trabalho, a banda preparou um show no qual o disco é executado integralmente e, em seguida, são apresentados seus sucessos mais antigos e faixas do primeiro EP, Gata de Rua (2020).

Em 2022 e 2023, a banda circulou com esse show por diversas cidades, como: Cabedelo (PB), Sousa (PB), Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE) e Crato (CE). Mais do que uma apresentação musical, Gatunas traz ao palco suas vivências enquanto mulheres e artistas e, com muito protagonismo, assumem a liderança do palco, onde expressam suas dores e amores, suas lutas e suas conquistas, envolvendo o público com sua energia única! Atualmente, está em fase de produção do seu novo disco, “Patuá”, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2024.