João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.86ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5563
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7183
Greve nacional: IFPB adere à movimento de professores e técnicos
26/03/2024 / 15:56
Compartilhe:
cropped-ifpb.jpg
Imagem: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (26), durante uma Assembleia realizada no Campus IFPB João Pessoa, foi aprovada por uma ampla margem de votos a adesão dos Institutos Federais da Paraíba à greve nacional dos servidores administrativos e docentes estaduais. Com 263 votos a favor, 15 contra e 6 abstenções, os profissionais demonstraram um forte apoio à decisão de paralisação, que terá início em 3 de abril.

Segundo o SINTEFPB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba), o Comando de Greve se organizará após o início da paralisação, prevista para o próximo mês. O sindicato declarou em nota que, uma vez aprovada a greve em João Pessoa, o maior campus, os demais campi se alinham automaticamente à decisão. Até o momento, o movimento já foi aprovado em oito campi paraibanos, incluindo Picuí, Patos, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Monteiro e João Pessoa.

As reivindicações dos servidores abrangem uma série de questões, incluindo a reestruturação das carreiras de técnicos e docentes, recomposição salarial, revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores, e a recomposição do orçamento, além de um reajuste imediato nos auxílios e bolsas dos estudantes.

Após a realização das assembleias nos diversos campi, os resultados demonstraram um amplo apoio à greve, com votações favoráveis registradas em todos os locais consultados. Os números refletem uma unidade significativa entre os profissionais em busca de melhorias nas condições de trabalho e no ensino oferecido pelos Institutos Federais da Paraíba.