O livro “Na Embolada do Coco”, que faz um resgate do coco de roda na Paraíba, será lançado nesta sexta, 30, às 20h, na Sala Vladimir de Carvalho, na Usina Energisa. O evento é gratuito e contará com a presença e show das 11 mestras da cultura popular que são homenageadas na publicação.
A proposta do livro é reunir as histórias, lutas e desafios das 11 personagens e destacar como cada uma delas contribui até hoje para a fortalecer a identidade cultural do estado. Em diversas passagens, é possível identificar que a história de vida das mestras se confunde com a história da luta pela terra, pelo fim do trabalho exaustivo da agricultura e na luta pela igualdade racial.
As mestras homenageadas no livro são Ana do Coco, Cícera, Cida, Edite, Lindalva, Odete de Pilar, Penha Cirandeira, Senhorinha, Têca do Coco, Vó Mera e Zefinha.
Também na sexta, 30, no período da tarde, haverá uma oficina cultural sobre ciranda e coco de roda voltada para mais de 100 alunos de escolas públicas de João Pessoa. A ação será às 16h, na Sala Vladimir de Carvalho e contará com a participação das mestras Penha, Lindalva, Vó Mera e Ana do Coco.
Durante o lançamento também haverá uma sessão de pré-venda do livro, ao preço de R$ 50. Também haverá uma opção de um kit de 12 postais com as mestras e o livro, pelo valor de R$ 70.
Além da tradicional versão imprensa, o livro ganhou uma versão digital e audiobook gratuitos, que estarão disponíveis de forma online. Neste mesmo endereço pode ser feita a compra do livro pela internet.
Cada mestra homenageada vai receber 35 exemplares e ainda serão destinados outros 200 exemplares para as bibliotecas públicas do estado da Paraíba.
O livro “Na Embolada do Coco” é uma produção da Atua Editora, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco BV e realização do Ministério da Cultura.