João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.74ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.9169
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7498
Mancal: um dispositivo essencial para reduzir o atrito e aumentar a eficiência das máquinas
24/03/2021 / 09:02
Compartilhe:

Você sabe o que são os mancais? Estamos falando de um produto que irá desempenhar um papel importante para a eficiência e durabilidade de suas máquinas industriais.

 

Com esse dispositivo, que em muitas vezes acaba sendo negligenciado, você terá como reduzir o atrito nas máquinas e ainda garantir o bom funcionamento de diferentes partes móveis.

 

A seguir, vamos explorar mais sobre o que é um mancal, como funciona, seus diferentes tipos, aplicações e muito mais. Confira!

O que é um mancal e como ele funciona

O mancal trata-se de um suporte, ou suporte deslizante, que irá sustentar um eixo rotativo. Isso irá permitir que ocorra um movimento relativo em relação à estrutura circundante.

 

Esse componente será de grande valor para a redução de atrito entre as partes móveis, o que contribui para maior eficiência operacional. Além disso, a vida útil das máquinas será bem mais prolongada.

 

Quanto ao funcionamento de um mancal, isso irá envolver a criação de uma interface entre o eixo rotativo e a estrutura fixa. Com isso, você conseguirá minimizar o desgaste e garantir um movimento mais suave no maquinário.

Os principais tipos de mancais e suas aplicações

Você encontrará uma grande variedade de mancais no mercado, assim como diferentes aplicações que eles poderão se encaixar perfeitamente e fornecer grande ajuda.

 

Entre os principais tipos, e suas aplicações, temos:

Mancal de rolamento

O mancal de rolamento irá utilizar as esferas, ou rolos, para garantir o suporte de cargas radiais e axiais. Eles são muito aplicados em motores e também em máquinas industriais.

Mancal de deslizamento

O mancal de deslizamento se baseia na lubrificação entre ambas as superfícies de contato, o que faz dele o componente essencial para cargas mais leves.

 

Ele é muito utilizado em aplicações que possuem baixa velocidade, como vemos em maquinários têxteis.

Mancal axial

O mancal axial foi criado para aguentar cargas axiais, sendo muito utilizado em porcas e conjuntos de parafusos em sistemas de movimento linear.

Mancal de esferas

Por fim, temos o mancal de esferas. Ele é muito parecido com o mancal de rolamento, mas conta com esferas que irão ajudar no suporte de cargas radiais e axiais. Ele é muito utilizado em aplicações de alta velocidade.

As vantagens de usar mancais nas máquinas

Ao utilizar os mancais em suas máquinas industriais, você poderá ter diferentes vantagens. Algumas delas são a redução de atrito, aumento da durabilidade, melhora na eficiência e diminuição da necessidade de realizar manutenções frequentes.

 

Com a redução do atrito entre as peças móveis, o mancal ajudará na eficiência operacional e também na economia de energia.

 

A vida útil de suas máquinas também será maior, afinal, é possível reduzir o desgaste das peças.

 

A eficiência melhora por conta da utilização de mancais adequados para cada aplicação, sendo importante saber escolher a opção correta.

 

E com a redução do desgaste, consequentemente, você terá uma redução na necessidade de realizar manutenções frequentes – sendo algo mais pontual.

Como escolher o mancal adequado para cada situação

Como citamos brevemente acima, é importante saber escolher o mancal correto para cada tipo de situação, afinal, isso será fundamental para o bom funcionamento e a garantia de benefícios.

 

Essa seleção irá depender de diferentes fatores, como a velocidade da carga, a carga em si, o tipo de movimento que será realizado e até mesmo o ambiente dessa operação.

 

Saiba como avaliar a carga, se ela é axial, radial ou algum tipo de combinação de ambas as partes. Isso irá ajudar na escolha do modelo ideal.

 

A velocidade da operação é importante por ser preciso que o mancal aguente a velocidade para não haver acidentes no processo.

 

Quanto às condições ambientais, você precisará analisar a temperatura, presença de contaminantes e a umidade, afinal, o mancal escolhido precisa ser resistente às condições que forem listadas.

Como fazer a instalação e a lubrificação dos mancais

Para fechar, e ter um ótimo resultado e diferentes benefícios com a utilização dos mancais, é importante saber como fazer uma boa instalação e a lubrificação correta deste componente.

 

Começando pelo alinhamento, que deve ser preciso para garantir que não haja desgaste irregular.

 

Além disso, é importante que seja feita uma lubrificação adequada para esse tipo de componente. Utilizar a quantidade e o tipo correto de lubrificante é fundamental para que seja possível evitar um superaquecimento ou um desgaste prematuro nas máquinas.

 

O monitoramento também deve ser constante, sendo importante a implementação de um programa de monitoramento regular para que seja possível realizar a identificação de possíveis problemas antes que se torne algo muito crítico e que ponha em risco as pessoas e as máquinas industriais.

 

Com essas orientações para maior conhecimento dos mancais, seu funcionamento e vantagens, você verá que será muito mais fácil escolher estes produtos corretamente e ter mais segurança e eficiência em suas operações industriais.