João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 22.4ºC
IBOVESPA 127108.22
Euro 5.8968
Dólar 5.4177
Peso 0.006
Yuan 0.7446
O papel do CTO na liderança e na inovação tecnológica das organizações
24/03/2021 / 11:57
Compartilhe:

Você sabe o papel que a liderança tecnológica possui para garantir o sucesso, e também a sobrevivência, de uma empresa?

Com a rápida evolução deste cenário tecnológico nas empresas, esse tipo de liderança se tornou indispensável.

O CTO (Chief Technology Officer) acaba sendo uma peça importante nessa liderança tecnológica, contribuindo para a definição e execução de todas as estratégias tecnológicas eficazes.

A seguir, com este contexto, vamos entender melhor o que é o CTO, suas principais atribuições e muito mais. Confira!

O que é o CTO e quais são suas principais atribuições?

O Chief Technology Officer, mais popularmente conhecido como CTO, trata-se de um executivo que faz parte do alto escalão. Ele é responsável pela liderança das iniciativas tecnológicas de uma empresa.

Entre as funções que um CTO exerce, temos a supervisão da infraestrutura tecnológica, ajuda na formulação de estratégias que alinham tecnologia com os objetivos da organização.

Entre essas atribuições, destacamos o desenvolvimento e a implementação de novas soluções tecnológicas, assim como gestão de equipes, avaliação de tecnologias inovadoras e também o alinhamento estratégico dos objetivos com a tecnologia.

Como o CTO contribui para a estratégia e o crescimento da empresa?

Agora, como o CTO, um único profissional, é capaz de contribuir tanto para a estratégia e o crescimento de uma empresa?

Para isso, é importante destacar que a contribuição que este profissional oferece estrategicamente está entre os elementos mais distintivos entre todas suas funções.

Ao compreender quais são os objetivos e as metas da empresa, o CTO irá elaborar suas estratégias tecnológicas que irão ajudar no impulsionamento da inovação e também da eficiência operacional.

Para isso, ele irá desempenhar um papel de destaque para a identificação de novas oportunidades para que novas tecnologias sejam aplicadas com o intuito de garantir vantagens para a organização.

Além disso, o profissional não atuará totalmente sozinho, afinal, ele terá todo o apoio e colaboração de todos os demais líderes da empresa. 

Dessa forma, é possível garantir que as estratégias tecnológicas estejam devidamente alinhadas com as metas que foram traçadas pela organização.

Quais habilidades e competências um CTO precisa ter?

Para se tornar um CTO, é preciso contar com habilidades e competências específicas – que serão valiosas para o trabalho.

Além de ser necessário haver um conhecimento técnico avançado, o profissional que deseja atuar como CTO precisa ser um líder visionário, totalmente capaz de se comunicar e articular com efetividade sua visão tecnológica da organização.

É preciso contar com habilidades de gestão, afinal, ele será responsável por liderar equipes multidisciplinares, tomar decisões frequentemente e gerenciar os orçamentos da empresa.

Ainda temos as habilidades interpessoais, que também são importantes para que haja uma boa parceria com as demais áreas da empresa, promovendo uma cultura tanto inovadora quanto colaborativa.

O CTO deve se manter sempre atualizado, pois o mercado tecnológico está em constante mudança e sempre há novos avanços. 

Saiba lidar com o incerto e lidar bem com desafios, pois eles também serão frequentes.

Com esses conhecimentos e habilidades, é possível se tornar um profissional excepcional e de grande destaque no mercado.

Como se tornar um CTO e quais são os desafios da carreira?

Se você deseja se tornar um CTO, primeiramente deve buscar as habilidades e os conhecimentos que apresentamos acima.

Após essa iniciativa, é importante conhecer o caminho que será traçado e, claro, os desafios que essa carreira pode apresentar.

Para se tornar um CTO de sucesso, você precisa saber combinar suas experiências práticas com uma educação formal.

Para muitos profissionais dessa área, a carreira começa como desenvolvedores, profissionais de TI ou até mesmo na engenharia. A partir dessas carreiras, eles adquirem mais conhecimentos práticos sobre a área para conseguir um papel de liderança no futuro.

Além disso, é importante, e necessário, haver um curso superior em ciência da computação, administração de empresas ou qualquer outra área que tenha relação com o cargo de liderança tecnológica e que possa ser útil.

Certamente, você encontrará muitos desafios no caminho, afinal, um cargo de liderança requer bastante conhecimento e experiência no mercado.

Entre os desafios mais comuns para um CTO, temos o ato de gerenciar as equipes altamente capacitadas. Somos indivíduos únicos, onde cada um possui suas próprias características e personalidades, ou seja, pode ser complexo lidar com tantas pessoas.

Por isso é tão importante que o líder seja uma pessoa comunicativa e que tenha experiência na área.

Além disso, o CTO também precisará estar sempre em busca de inovação, principalmente para que a empresa se mantenha atualizada e suas soluções devidamente alinhadas com as necessidades da empresa.

Para finalizar, um grande desafio é a rapidez com que a tecnologia evolui. Apesar de ser algo positivo, ainda pode ser um desafio se o profissional não souber se manter atualizado.

Certamente, é um cargo de grande pressão e que irá exigir muito do profissional. Por isso, é importante conhecer todas essas informações para se certificar de que é a área para você.

Se você é um empresário, sua empresa poderá se beneficiar com um profissional altamente qualificado como apenas um CTO pode ser.