João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.75ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
O que é o metaverso e por que é importante para a tecnologia?
25/08/2022 / 17:39
Compartilhe:

O metaverso pertence ao universo online 3D, visto que combina diferentes ambientes virtuais. É considerado como a interação futura da internet e permitirá que as pessoas trabalhem, socializem e realizem outras atividades em ambientes 3D.

Ele ainda não existe totalmente, mas algumas plataformas possuem elementos semelhantes, como no caso dos games que oferecem uma experiência de imersão.

Neste artigo, você vai conhecer o conceito de metaverso, como ele funciona, compreender sua importância, saber quais são suas características e os impactos que pode trazer.

O que é metaverso e como funciona?

Metaverso nada mais é do que um espaço virtual 3D online, capaz de conectar os usuários em vários sentidos. Traz como proposta conectar diferentes plataformas, utilizando diferentes sites acessíveis, por meio de um único navegador.

Por meio do uso de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, além da própria internet, as empresas podem usar o metaverso para recriar ambientes presenciais e com isso proporcionar uma experiência completa de proximidade.

Por exemplo, um fabricante de pressostato kpi35 pode criar ambientes e interações muito semelhantes ao mundo físico, podendo até mesmo interagir dessa forma com clientes e colaboradores.

No caso do trabalho virtual, o metaverso é capaz de tornar o dia a dia menos solitário, proporcionar experiência social compartilhada e tornar os relacionamentos mais naturais.

Importância do metaverso

Com base na definição de metaverso e seu funcionamento, já deu para entender que ele vai mudar muito a maneira como as pessoas interagem com o mundo virtual.

Por conta disso, pode ser importante para que empresas e pessoas se relacionem de maneiras diferentes. Por meio dele, é possível promover encontros com amigos e familiares dentro do ambiente virtual.

Os usuários conseguiram interagir com as pessoas que estão fisicamente distantes, mas como se estivessem próximas.

No caso de um fabricante de correia dentada, é uma forma de aproximar os funcionários que trabalham remotamente. Esse recurso também é muito interessante para as empresas de entretenimento.

Inclusive, salas de cinema poderão ser reproduzidas, permitindo que mais pessoas tenham acesso à cultura e lazer.

Em outras palavras, o metaverso vai tornar a indústria ainda mais rica, permitindo mudanças profundas em vários setores.

No caso das montadoras de automóveis, poderão realizar simulações que ajudam a identificar falhas, antes mesmo que os veículos sejam lançados no mercado.

Vários segmentos poderão investir nesse recurso para promover treinamentos e apresentações de produtos e serviços.

Características e impactos

Uma empresa de corte a fio usinagem deve compreender as características e impactos do metaverso para que possa aplicá-lo no futuro. Dentre suas principais características estão:

  • Realismo;
  • Ubiquidade;
  • Interoperabilidade;
  • Escalabilidade.

O realismo é uma de suas características porque consegue criar a sensação de que o mundo virtual é real. Quanto à ubiquidade, os usuários poderão multiplicar e ampliar sua capacidade de estar em diferentes lugares.

Essa tecnologia também tem a capacidade de projetar a identidade do indivíduo e registrá-la em diversos ambientes, com capacidade muito maior do que existe no ambiente físico.

Além disso, o recurso consegue escalar ações, produtos, projetos e pessoas que atualmente não são impactados.

Por falar nisso, o metaverso vai impactar todos os setores, como no caso de um fabricante de mangueira corrugada 100mm.

Ele vai mudar a maneira que as organizações pensam sobre a experiência do usuário, trazendo novos recursos que vão alterar a demanda do público.

Todos terão de se adaptar a essas demandas e as ferramentas digitais usadas pelas empresas e pela audiência vão contar com design voltado para esse tipo de experiência virtual.

Também vai trazer muitas mudanças na maneira como as companhias trabalham, viabilizando negócios, produtos e serviços, de modo mais profundo.

Consequentemente, vai ficar mais fácil desenvolver novas estruturas empresariais, além de modificar a expertises necessária para exercer funções comuns no dia a dia, de modo a entregar mais valor para os clientes.

Considerações finais

Ao longo dos anos, a tecnologia vem evoluindo a olhos vistos, trazendo muitas mudanças positivas para as empresas, no que tange aos seus processos internos e no modo como se relacionam com clientes e funcionários.

O metaverso, sem dúvidas, será um grande salto tecnológico para a humanidade e as companhias precisam estar preparadas para aplicá-lo e com isso acompanhar as tendências e mudanças do mercado.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e o quanto a maneira como vivenciamos o universo digital e físico vai mudar para sempre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.