João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.11ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.7061
Paraíba vira referência em energia com dois executivos paraibanos no setor elétrico nacional
28/06/2023 / 13:17
Compartilhe:

A Paraíba tem se destacado no setor elétrico nacional, não só pelas condições favoráveis e investimentos em energias renováveis no estado, mas também pela presença de altos executivos em posições de relevância. Na tarde dessa terça-feira (27), se reuniram o recém nomeado Maurício Renato de Souza, que ocupa interinamente o cargo de Ministro de Minas e Energia, e André Pepitone, engenheiro e ex-diretor-geral da ANEEL, presidiu a Agência de Energia nos últimos quatro anos como diretor por dois mandatos consecutivos e atualmente é o diretor financeiro da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo. O encontro aconteceu na sede do ministério, em Brasília.

Para Pepitone, o encontro foi uma oportunidade para analisar a importância do avanço da energia renovável no país. “No ano de 2022, 92% da carga do Brasil foi atendida com energia renovável, e a Paraíba se destaca nesse cenário com a implantação de usinas solares e eólicas. Recentemente, o presidente Lula esteve em Santa Luzia, inaugurando uma usina eólica. Precisamos estimular o estado para que avance ainda mais na instalação de usinas renováveis, o que ajuda a combater a desigualdade social no estado, gerando emprego e renda sobretudo na região do sertão, e ajudando o Brasil a atender sua carga com geração limpa, renovável e ajudando o país a caminhar em direção a transição energética”, analisa.

Maurício Renato de Souza tem contribuído interinamente para a continuidade das políticas e projetos do setor, alinhados aos objetivos nacionais de sustentabilidade e progresso do país. Já André Pepitone, com vasta experiência nacional e internacional, traz seu conhecimento em políticas energéticas, energias renováveis e inovação tecnológica. Sua relevância no setor é reconhecida por títulos honoríficos como a Medalha Epitácio Pessoa, mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Essa presença de dois paraibanos de destaque no setor elétrico ressalta a importância da Paraíba para o desenvolvimento sustentável e a promoção de energia limpa no Brasil.

Autoridades no setor – André Pepitone é nascido em Alagoas, mas filho e neto de paraibanos e reconhecido como filho da terra com os Títulos de Cidadão Paraibano e Pessoense, além da Medalha Epitácio Pessoa. O engenheiro atuou como diretor-Geral da ANEEL em dois mandatos consecutivos, é membro efetivo do conselho diretivo da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE) e foi vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Atualmente, é diretor financeiro da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.

Já Maurício Ricardo de Souza é natural de João Pessoa, licenciado em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui formação em Direito, além de ser reconhecido como pesquisador na área de Direitos Humanos. Com vasta experiência na esfera pública, atuou no cerimonial do Governo da Paraíba e ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da vice-presidência do Senado, durante o mandato de Cássio Cunha Lima. Maurício é chefe de Gabinete do ministro Alexandre Silveira e assumiu temporariamente a pasta devido à viagem do titular com o presidente Lula em visita à Europa.