João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 28.53ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Paraibano nomeado coordenador-geral no governo Lula será responsável por novo programa de intervenção em periferias
06/04/2023 / 08:57
Compartilhe:

Nomeado para o cargo de coordenador-geral de Planos Participativos do Departamento de Regularização, Urbanização Integrada e Qualificação de Territórios Periféricos da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, o arquiteto e urbanista paraibano Flávio Tavares disse ao F5 Online que uma das atribuições da pasta será planejar e desenhar as novas políticas de intervenção em territórios periféricos do país.

Ele entende que a construção dessa nova política de intervenção e urbanização deve contar, “sobretudo, com o protagonismo dos territórios periféricos, dos planos populares desenvolvidos por essa população, porque é quem de fato sabe o que é o melhor pra o seu território, pro seu desenvolvimento. A minha coordenação vai tá justamente no front da criação desse novo programa para as periferias do Brasil”, afirmou.

A Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, do Ministério das Cidades, é uma estrutura inédita que teve entre seus articuladores de criação o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). O professor, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e do movimento negro, Guilherme Simões Pereira é o responsável pelo comando da secretaria.

“É uma secretaria absolutamente nova que surge com a recriação do Ministério das Cidades, mas de maneira a potencializar, de forma inédita, o trabalho integrado de todas as políticas urbanas dentro do território periférico, que é aquele território mais vulnerável, que historicamente é mais carente de investimento público. O governo do presidente Lula quando foca na questão da periferia ele desenvolve uma série de ações e a própria criação da secretaria, a institucionalização de uma secretaria específica dentro do Ministério das Cidades pra esse campo dá luz a esse tema que a gente precisa trabalhar”, declarou Flávio, ex- secretário de Planejamento do município de Conde (PB) e militante do PT na Paraíba.