Santanna, O Cantador, chorou ao homenagear Flávio José e defender a exaltação da cultura nordestina durante sua apresentação no Parque do Povo, na noite desta quinta-feira (29), dentro da programação do São João 2023 de Campina Grande.
O artista cantava a música ‘Paraíba Joia Rara’, do compositor Ton Oliveira, durante homenagem a Flávio José que trouxe a imagem de uma bandeira da Paraíba no telão do show. Se emocionou quando os versos da canção fizeram referência a Jackson.
“Alô, Flávio José! Aonde você estiver, receba o recado da nação paraibana que neste momento é por mim representada”, disse Santanna.
Flávio, natural do Cariri paraibano, se apresentou no segundo dia do ‘Maior São João do Mundo’ e teve seu show diminuído em cerca de 30 minutos por determinação dos organizadores do evento, antes da apresentação do cantor sertanejo Gusttavo Lima.
O episódio abriu uma discussão sobre o espaço e valorização dos artistas e ritmos nordestinos em eventos de São João.
Em dia de São Pedro, no Parque do Povo, Santanna fez um discurso potente sobre autenticidade e valorização da identidade regional: “Nós somos isso aqui, quando a gente começa a imitar outra cultura nós não vamos passar de imitadores ruins. Essa festa se tornou grande desse jeito porque é diferente. Quando você é diferente, você é rapidamente notado. Isso é um presente que os nossos pais, nossos avós nós deram, então vamos cuidar com carinho”.
“Agora cabe aos gestores cuidarem da nossa cultura popular, por favor. Vocês imaginem o que é uma festa de aniversário sua, na hora de cantar os parabéns e apagar a vela quem faz isso é o convidado. Você é retirado do momento e no dia do seu aniversário você não tem o direito de cantar os parabéns, nem de apagar vela”, refletiu diante do público.
Ver essa foto no Instagram
O recado foi dado! Que show emblemático e histórico!
Santanna você é a resistência! ✊🏿 pic.twitter.com/fqlt1ea5qO
— Rafael Costa (@rafacostapb) June 30, 2023