João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.4ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue com programação no Espaço Cultural, em João Pessoa
11/11/2022 / 10:02
Compartilhe:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) segue nesta sexta-feira (11) no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro Tambauzinho, em João Pessoa, com diversas atividades gratuitas. Na programação, que acontece das 14h às 18h, há ciclo de palestras e debates, além de espaços para o público interagir.

No Espaço EcoTech, no Mezanino 2, acontece a palestra ‘Você já ouviu falar o que é Aquaponia e como ela pode ajudar o meio. No mesmo local tem o debate sobre inspeções das instalações elétricas (2iE): boas práticas no uso da energia elétrica.

Já no Espaço Startup, o visitante vai poder participar da palestra do Talk – Meu primeiro negócio e da Demo: Startups aceleradas e incubadas.

Na Semana Nacional há ainda o Espaço Geek, com exposição de filmes, animes, swordplay, card game, RPG, boardgame, gincana, random, band rock, kpop e apresentação de cosplay. No local também vai ter um Espaço Verde, com brechó, exposição e venda de artesanato e comida vegana.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Palestras 

Uma das palestras é sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e mudanças climáticas, que acontece no Espaço Eco Tech, Mezanino 2, no auditório 1. O tema foi bastante explorado esse ano devido as queimadas na Amazônia. Na ocasião será debatido sobre o uso sustentável da tecnologia em benefício do meio ambiente.

Outra palestra do dia é para MPEs e Mei, em que professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) irão falar sobre o setor, que neste semestre comemora a marca de 72% dos empregos gerados no país, chegando a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, ou seja, 18,5 milhões de pequenos negócios.

Universidades e faculdades 

As universidades e faculdades da Capital estão com stands no espaço com muitas atividades. Um exemplo é o Espaço FabLab UFPB, que mostra como funciona a Usina Escola Solar, com um espaço Ecocycle de mobilidade universitária, oficinas de vídeo para redes sociais, oficina de game design analógico, de arte e vídeo, oficina de fotografia digital com celular, oficina de desenho expandido, de modelagem com argila, além de seminários temáticos a cada dia. Já no Espaço Unipê são quatro ilhas onde são expostas as tecnologias produzidas na instituição.