João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.43ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
TRE acata indeferimento de pedido de cassação da prefeita de Conde, Karla Pimentel
27/10/2022 / 10:31
Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por unanimidade, pediu a extinção do processo que pede a cassação da prefeita e vice-prefeito de Conde, Karla Pimentel e Dedé Sales, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2020. A sessão foi realizada na tarde desta quarta-feira (26.10), na sede do TRE, em João Pessoa.

A ação de impugnação foi protocolada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo seu então vice-presidente, José do Nascimento Lira Neto (Nanego Lira), que também é marido da ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena, segunda colocada no pleito.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia acatado recurso de Karla Pimentel e manifestou-se pela extinção do processo que pede a cassação da gestora. Outro ponto ressaltado pelos magistrados é que não houve assinatura do presidente do PSB, na época, Aleksandro Pessoa, na procuração para que o vice-presidente estivesse na condição de substituto do mesmo.

Ainda durante a sessão foi exposto que a ação de impugnação de mandato eletivo (AIME), foi protocolada fora do prazo limite previsto por lei, que é de 15 dias após a diplomação.

A defesa de Karla argumentou que “não há provas de qualquer ato dotado de gravidade forte suficiente para suplantar o resultado democraticamente obtido nas urnas”. Também alegou “que os pontos utilizados na sentença para fundamentar a condenação, não dizem respeito a abuso do poder econômico, capazes de desequilibrar o pleito em favor dos recorrentes”. Na sessão, a sustentação foi feita pelo advogado Júlio Serpa.